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rendimento escolar
(renata teles)

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O ensino português neste momento encontra-se em fase de mudança, tanto no modo como se ensina, o modo como os professores encaram o ensino, o modo como os alunos se deparam com as suas dificuldades, bem como o modo como os pais e encarregados de educação o encaram. Uma das maiores problemáticas é o insucesso escolar e consequente abandono escolar dos alunos cedo, muitas vezes sem completarem o ensino obrigatório, o 9º ano, ou ainda a situação de não completarem o 12º ano de escolaridade. Não esquecendo que aqueles alunos que prosseguem os seus estudos para um curso universitário ou outro curso profissional poderão não acabar esses mesmos cursos.
Uma consequência desta problemática é a falta de habilitações para determinados empregos, muitos trabalhadores não têm as habilitações mínimas necessárias e se eventualmente o seu posto de trabalho é extinto com muita dificuldade encontram um novo emprego para as poucas habilitações que possam ter. Há muito que se fala em habilitar estas pessoas profissionalmente, formação profissional, mas a mesmo muitas vezes é rara, insuficiente ou até mesmo deficiente para reabilitar as pessoas para o seu novo posto de trabalho.
Por tal torna-se premente que haja estudos e intervenções sociais sobre os estudantes de hoje em dia para evitarmos uma sociedade que seja deficiente em habilitações para que possa crescer saudavelmente. Há a necessidade de se compreender o modo como estes lidam com o modo como aprendem e como encaram também essa mesma aprendizagem, bem como desenvolver programas que estimulem o gosto pelo estudar e pela aquisição de novas aprendizagens e competências para assim se desenvolver uma sociedade mais saudável. O modo como os jovens de hoje processam as suas estratégias e enfoques de aprendizagem é uma das formas de se tentar perceber a dificuldade que hoje em dia temos em braços.
A escola é por si só um meio de socialização e de culturização dos indivíduos que a frequentem. É um local onde se transmitem regras sociais de convívio e de bem estar social, é um sistema idêntico ao sistema familiar, com funções idênticas acrescentando-se mais uma que é o de ensinar. Ensinar é pois “transmitir conhecimentos e competências a” pessoas, crianças, jovens, bem como adultos.



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