Vôo 3054...III
(acreucho)
Enfim, o Aeroporto de Congonhas pode ser considerado atualmente, em vista do crescente desenvolvimento da aeronáutica, com aeronaves cada vez maiores e mais pesadas, obsoleto, não há o que fazer com ele, a não ser que fossem feitos grandes investimentos em desapropriações, o que dificilmente será a solução.
A chuva:
A chuva, sempre foi um problema em Congonhas, isso todo mundo sabe, pilotos, funcionários, passageiros, governos Federal, Estadual, Municipal. Qualquer chuvisco, já fecha o aeroporto. As poças dágua na pista, sempre dificultaram o trabalho dos pilotos, colocando em risco a vida dos passageiros. Diversos acidentes já aconteceram e inúmeros “quase acidentes”. Com a reforma da pista principal, imaginava-se melhorar essa performance, mas o que aconteceu foi uma tragédia, que abalou a sociedade brasileira.
Os funcionários governamentais que pululam pelo aeroporto:
Quem deixou um avião do porte do airbus A320, sair do solo, com um dos reversos com defeito?
Mesmo que o equipamento chamado reverso fosse irrelevante para parar o avião, o que não é, a aeronave não poderia sair do chão com um defeito desses, deveria ter alguém que fiscalizasse, que impedisse isso de acontecer.
Qual funcionário liberou a pista de Congonhas, recém revestida, sem “cura” e sem as ranhuras (grooving) de escoamento dágua para funcionar normalmente?
Quem foi o “responsável” pela vistoria, minutos antes do acidente, sobre as condições da pista quanto ao acúmulo de água e disse que tudo estava normal?
Se não havia água na pista, o que é então, que a gente vê no vídeo da câmera de segurança do aeroporto, saindo debaixo do avião, quando da sua passagem, seria pipoca, ou açúcar, talvez fossem as lágrimas das famílias enlutadas com a tragédia, ou talvez a preguiça de algum funcionário relapso.
Onde estavam os supervisores de tráfego aéreo, os controladores, os chefinhos disto ou daquilo, que deveriam ter o controle do aeroporto em suas mãos, mas não têm, ficam em suas salas aquecidas ou refrigeradas olhando seus gordos contra-cheques.
O caso é o seguinte:
O avião da TAM se espatifou por um conjunto de erros.
O erro do piloto, não foi um erro técnico, como querem fazer parecer, mas um erro de avaliação. Certamente pressionado, aceitou voar em uma aeronave que se sabia com defeito, outros pilotos que tinham operado a aeronave no dia anterior e no mesmo dia do acidente, tinham registrado ocorrências a respeito do reverso quebrado ou pinado como eles dizem. O presidente da TAM sabia, os mecânicos sabiam, todos que estavam envolvidos na operação da aeronave sabiam que o reverso não estava funcionando. O piloto, deveria ter-se negado a pilotar o avião avariado e relatado o fato ao sindicato da sua categoria, que o apoiaria. Mas não o fez. Por medo de perder o emprego, perdeu a vida.
Conseguirão dormir tranqüilos o mecânico e o supervisor de oficina da TAM, que autorizaram a “pinagem” do reverso da aeronave ao invés de fazer o conserto ou deixarem o avião em solo até o reparo?
Quem será o irresponsável, que manda colocar no ar um avião com um defeito no sistema de frenagem? Foi criminosa a atitude de fazer voar um avião enorme como um airbus A320, com problemas no sistema que pára a aeronave.
A empresa fabricante da aeronave, recomenda a utilização dos dois reversos, eles são essenciais nos pousos em pistas curtas. Mesmo que os pilotos fossem habilidosos, mesmo que a pista não tivesse problemas, é criminoso colocar pra voar um avião com qualquer defeito que seja, mesmo em um simples parafuso do banheiro, imagine com defeito nos freios.
Mais erros, desta vez do governo, por não manter fiscalização, com poderes de vetar o uso, no caso de qualquer problema com o avião, se existe esta fiscalização, pode procurar que tem corrupção no meio.
Desleixo do governo, porque todo mundo sabe que a pista de Congonhas é perigosa, escorregadia e fica no meio da cidade, já deveria ter sido desativada e mudado o aeroporto para outro local há mais de vinte anos.
Erro da direção da TAM, que por ganância, mantém no ar uma aeronave com defeitos técnicos, um avião não é um brinquedo.
Há muitos dias venho analisando as notícias e acompanhando os fatos e não poderia deixar de fazer a minha análise, não técnica, pois, não sou técnico no assunto, apenas tenho olhos, ouvidos e minha mente pensa e as perguntas estão aí para serem respondidas por quem tenha as respostas.
As caixas pretas podem dizer o que quiserem, que o manete estava assim ou assado, que foi isso ou aquilo, acredito em erro técnico não em erro pessoal dos pilotos, eles foram induzidos ao erro, o próprio computador do avião e ele tem 34, pode por causa da “pinagem” do reverso, ter sido induzido ao erro, recebendo um comando e executando outro.
Se alguém tiver respostas para todas as perguntas que fiz acima, certamente teremos não um culpado pelo acidente, mas vários culpados e todos merecerão cadeia. Mas os culpados não precisam ficar preocupados, estamos no Brasil.
A culpa de todas essas culpas e erros é de quem governa o país, que não tem pulso pra fiscalizar nem punir.
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