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Fundamentos da Logoterapia
(ROBERTO RODRIGUES)

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Neurologista e psiquiatra, Victor Frankl  introduziu na psiquiatria e  psicoterapia a dimensão espiritual do homem além das dimensões psíquica, biológica e social. A escola de psicologia analítica de Jung reconhece a complexidade do inconsciente e sua individualidade no homem, supondo uma ausência de métodos terapêuticos únicos, estimulando seus seguidores a abordagem psicoterápica numa direção individual e "artesanal". Adolf Meyer  criou a abordagem psicobiológica aceita que o homem deve ser visto sob vários ângulos: psicossocial e neurobiológico; conseqüentemente a psicoterapia nessa escola passa a ser flexível, negociada e livre de técnicas psicanalíticas ortodoxas impositivas. A.Meyer possibilitou uma quebra nos modelos psicoterapêuticos tradicionais, inclusive em conjunto com a abordagem psicoterapêutica. Agregadas aos conceitos psicobiológicos surgem as escolas humanista americana, o Behaviorismo e também a abordagem neuropsicológica. Com a escola existencial de psiquiatria, chega-se a abordagem logoterápica Frankliana. Na verdade a escola existencial de psiquiatria é um complexo conjunto de teorias filosóficas antropológicas e psicológicas e não apenas uma estrutura única de conceitos e postulados. Os procedimentos são bastante variados, já que esta escola  na sua essência é uma extensão da psicanálise, behaviorismo, psicoterapia psicobiológica, gestalt, análise transacional ou rogeriana. Com o advento de abordagens existenciais os distúrbios psicológicos e existenciais não mais atrelados a um psicologismo mecanicista onde todo existir do homem é visto exclusivamente sob o ângulo psicológico, já que tudo parte de nossa observação que, em última análise é o nosso psiquismo, única dimensão importante.  Os postulados psicológicos constituem um  exemplo de sublimação dos conteúdos instintivos do Id,  agressão e sexualidade em “lógicos e coerentes"; para a psicanálise a lógica é um produto dos conteúdos inconscientes ou transformação de emoções instintivas em raciocínio ideativo, embora qualquer pessoa que refuta a psicanálise seja considerada resistente a aceitar a verdade por ter uma sexualidade reprimida. Se as afirmações sobre projeções dos instintos nos conteúdos cognitivos são validos, a base teórica psicanalítica perde sua validade universal a menos que fosse considerada uma base extrapsicologística ou transcendental. CAPITULO II - ANALISE EXISTENCIAL E REFLEXÃO SOBRE O ESPIRITO - O Homem existe porque se observa. Se consciente, percebe sua missão e o curto tempo para realizá-la antes da morte, então é assolado pelo desespero, medo e por uma sensação de absurdo da existência. Mesmo nessas condições esse ser pode transcender. CAPITULO III - PSICOTERAPIA CONTEMPORÂNEA: O SENTIDO DA VIDA - Nas técnicas analíticas o paciente assimila as técnicas nas sessões e encontra conflitos para serem interpretados pelo analista. Os freudianos buscam um prazer oral ou anal, conflitos edipianos e sonhos com símbolos sexuais; Os Adlerianos queixam-se de complexos de inferioridade e os Jungianos sonham com arquétipos. Isso torna a psicanálise interminável. O terapeuta contemporâneo é flexível, versátil, sua técnica muda de acordo com o paciente, seus recursos, nível de insight e personalidade, sem uma imposição de doutrinas ou interpretações apriorísticas. O Sentimento do psicoterapeuta, seu espiritual ou intuição na avaliação de valores e sofrimentos de seu paciente são muito mais importantes do que normas, técnicas e métodos aplicados na terapia.O Analista  estimula  o processo transferencial para depois interpretá-lo como fuga e resistência a terapia e se o paciente se negar a transferir imagens infantis é interpretado como "imaturo e resistente" a análise. Do ponto de vista existencialista o fenômeno transferencial  passa a ser uma disposição humana natural de um vínculo entre duas pessoas que estão trabalhando num processo de ajuda a sanidade, partindo de uma dimensão espiritual.



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