ESSES MARAVILHOSOS CIENTISTAS !!!!!!
(AYRES CARLOS)
Vivemos num mundo em que se valoriza quem não deveria ser valorizado, endeusado, santificado e outros adjetivos mais. Temos estes e muitos outros seres humanos que fazem muito pela humanidade e não são valorizados e reconhecidos pelos povos deste mundo. Vejam o que estes cientistas conseguiram para a humanidade, é um grande feito que deve ser muito falado por todos nós, descobrir uma forma de se diagnosticar com mais brevidade sintomas de uma doença ( leptospirose ) que pode levar a óbito, com uma redução de 15 dias para 15 minutos, temos que engrandecer este feito. " PARABÉNS CIENTISTAS " !!!!!!!!!!! ( AYRES CARLOS )
Após dez anos de trabalho, os pesquisadores do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), unidade da Fiocruz na Bahia, apresentaram um teste diagnóstico da leptospirose que, além de oferecer o resultado em 15 minutos (os de microaglutinação exigem até 15 dias para apontar uma resposta),. Este é o tempo que um paciente deverá esperar para saber se está contaminado pela bactéria leptospira, o agente causador da leptospirose. Depois de dez anos de trabalho, uma equipe do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz (CPqGM), unidade da Fiocruz na Bahia, apresentou o teste de diagnóstico da leptospirose que, além de oferecer resultado mais rápido em relação aos de microaglutinação, que exigem até 15 dias para apontar uma resposta, amplia para 92% a chance de o diagnóstico estar correto. “Este é um teste que vai ajudar a salvar vidas, representando uma ferramenta importantíssima para o médico identificar a doença ainda no seu início, antes da progressão para formas severas”, avalia um dos coordenadores do projeto, Mitermayer Galvão dos Reis. Desenvolvido no Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM) do CPqGM, em parceria com as universidades de Cornell e da Califórnia, o teste diagnóstico funciona com procedimento semelhante ao de gravidez.
Desenvolvido no Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM) da Fiocruz-Ba, em parceria com as universidades de Cornell e da Califórnia, o teste diagnóstico funciona com procedimento semelhante ao de gravidez. A rapidez no diagnóstico foi alcançada em função da identificação pelos pesquisadores do componente da bactéria (a proteína Lig) capaz de estimular a produção de anticorpos nas pessoas infectadas. A partir desta descoberta foram produzidos in vitro antígenos, em parceria com Biomanguinhos, que permitiram a construção do teste.
Como a leptospirose é uma doença que apresenta sintomas semelhantes a dengue, hepatite e gripe do tipo febres, dores de cabeça e musculares, a celeridade na identificação ajudará o médico a prescrever o medicamento correto. Quando instalada, os sintomas são: olhos amarelados; alterações cardiovasculares; dificuldade respiratória distúrbios neurológicos e disfunção renal. O diagnóstico errado, por sua vez, pode levar a progressão da doença para formas mais graves, inclusive com hemorragia pulmonar, que geralmente leva 50% dos pacientes a óbito em 48 horas. “Em Salvador, em 1996, durante uma epidemia de dengue, identificamos que 35% dos pacientes hospitalizados com leptospirose tinham recebido diagnóstico de dengue, erro que contribuiu para aumento da morbidade e letalidade”, avalia Reis. O teste, nesse caso, praticamente eliminaria o erro, antecipando o tratamento e a cura, já que estudos anteriores indicam o diagnóstico ambulatorial e o tratamento com penicilina, nos dois primeiros dias da doença, como suficientes para impedir a progressão para formas mais graves. Inicialmente caracterizada como doença rural e transmitida a partir da urina do rato, a leptospirose atinge atualmente áreas principalmente carentes dos grandes centros urbanos, em função das populações destas localidades entrarem em contato com água contaminada derivada de enchentes, além da precariedade da coleta de lixo e da falta de redes de esgoto, que facilitam a proliferação de roedores. “A leptospirose se expandiu de sua base rural e se tornou a causa de epidemias cíclicas ligadas a chuvas no ambiente urbano. Grandes surtos ocorrem a cada ano, afetando praticamente os mesmos grupos de risco dentro das favelas urbanas. Precisamos de uma política pública que integre ciência, serviços de saúde e política ambiental”, defende Reis.
A rapidez no diagnóstico foi alcançada em função da identificação pelos pesquisadores do componente da bactéria (a proteína Lig) capaz de estimular a produção de anticorpos nas pessoas infectadas. A partir desta descoberta foram produzidos in vitro antígenos, em parceria com Biomanguinhos, outra unidade da Fundação, que permitiram a construção do teste. O mecanismo de funcionamento é simples. Uma gota de sangue, extraída do dedo do paciente, é depositada no aparelho, aplica-se uma solução reveladora e a coloração rosa indica resultado positivo. “Na verdade, o antígeno é o ponto central do teste, já que ele atrai o anticorpo específico para a leptospira, e ao reagir, permite o diagnóstico”, explica Alan McBride, pesquisador visitante que juntamente com outro pesquisador visitante, Albert Ko, também coordena a pesquisa. Dados do Ministério da Saúde indicam que foram notificados 2.698 casos, com a morte de 301 pessoas, em 2005. São Paulo é o estado com maior número de casos, com 575 confirmações. Na Bahia, foram 151 casos, no mesmo período. A Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revelou que somente no primeiro semestre deste ano, já foram totalizados 89 casos no estado, com 9 mortes. A taxa de mortalidade das formas severas da doença é de 15%.
Resumos Relacionados
- Bacterias
- Febre Amarela - Manifestações
- Dengue Volta A Assolar Brasileiros
- Leptospirose
- Teste Do Pezinho Pode Trazer Mais DiagnÓstico
|
|