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Abordagem Centrada na Pessoa: Consensos e Dissensos
(Henrique Justo)

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PALAVRAS CHAVES: Consensos, Dissensos, Pessoas, Abordagens, Carl, Técnicas, Humanismo, Psicoterapia, Individualismo, Educação.
Título do Livro: ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA: CONSENSOS E DISSENSOS.
Autor: JUSTO, Henrique.
As perspectivas centradas no processo ensino-aprendizagem estão ligadas ao processo psicoterapêutico quando se referem ao seu objeto de estudos, que ha muito tempo vem sofrendo consensos e dissensos diante das novas abordagens que século XX nos impôs. Cada época, cada pensador, cada área de atuação tem aberto objeções e reflexões sobre essas diversidades de concepções em relação a verdadeira posição do sujeito.
Para que ocorra o processo psicoterapêutico, ou o ensino-aprendizagem é preciso observar essa posição fenomenológica. Nos anos 20 Martin Buber anunciou seu binômio que ficou conhecido como abordagem centrada no Eu-Tu, em substituição ao Eu-Isso que nas ciências humanas foi tão aceito dentro do parâmetro newtoniano-positivista. Mas a sociedade progride e o Humanismo como corrente dentro da Psicologia ganhou espaço, avançou sobre a idéia de Heidegger, que para alguns representava uma caminhada lenta e ininterrupta. Foi além dos consultórios e das relações humanas e disse que o homem não é um simples objeto de estudos, mas acima de tudo um EU.
A Inovação do Eu, NOS DÁ UMA ABORDAGEM que se torna comum a todas as áreas não só na psicoterapêutica. Centrada na Pessoa é a temática central desta obra. N a educação o processo obteve consensos gerais devido às vanguardas educacionais serem mais flexíveis e abertas as inovações. Já Psicoterapêutica o destaque é para Carl Rogers, que sem a intenção se torna um ícone do século XX nessa forma de abordagem.
A Obra apresenta duas partes distintas:
1. PRIMEIRA:
Apresenta partes essências do pensamento de Carl Rogers, ultrapassando para uns o próprio Freud, e discordado por outros. Relata o eterno conflito entre os Consensos e dissensos sobre o Humanismo de Carl. As posições teóricas, as dimensões sociais desconsideradas em sua tese, a não preocupação com o ambiente antes do individuo, prestigiando a estratégia integradora, mas que não haja confusão ele prega não ao ecletismo acrítico para se apurar mais a reflexão em detrimento da prática. O Objetivo seria uma mudança social centrada primeiro no indivíduo, depois na família, depois na escola ao invés de querer mudar toda uma sociedade de uma única vez com um sistema milagroso. Tal abordagem na pessoa conduz a auto-afirmação integrativa, preservando a autonomia individual;
2. SEGUNDA:
O Autor reflete sobre a abordagem centrada na pessoa no processo educativo. Da psicoterapêutica para o ensino-aprendizagem. Aborda os Consensos temáticos e teóricos na prática educativa, apresenta variados artigos e depoimentos de estudantes reforçando esta prática – aprendizagem centrada no aluno. Numa visão integrada entre Personalidade, Aprendizagem e o Método Pedagógico. Tudo supõe UMA TEORIA DA PERSONALIDADE;
“Minha fantasia é de rede planetária de indivíduos ajudando-se mutuamente a vir-a-ser mais plenamente humanos.” Virginia Satir.
Referências Bibliográficas:
JUSTO, Henrique – Abordagem Centrada na Pessoa: consensos e dissensos – 1ª Edição, S.P., Vetor Editora, 2002.



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