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Como Elaborar um Plano de Negócios
(Andréa Todescato)

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COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS
Neste curso vamos conhecer o conceito de plano, projeto e planejamento estratégico e de negócios. E ainda vamos aprender sobre previsão de mercado.
Bem-vindo ao curso "Como Elaborar um Plano de Negócios"!
1) O CONCEITO DE PLANO
Em qualquer atividade que envolva uma ação a longo prazo ou que implique em algum risco maior, existe a necessidade de formulação de um plano. Quando tratamos de plano aqui, estamos nos referindo a uma proposta na qual se inclui uma metodologia de diagnóstico, prognóstico e previsão de uma ação e seus efeitos. Portanto... … trata-se de um planejamento específico, o qual pode se inserir num planejamento estratégico maior da empresa que propõe o projeto.
2) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROJETOS DE NEGÓCIOS
O planejamento estratégico pode ser considerado em dois níveis de importância. Podemos considerar que existe o planejamento estratégico de um projeto específico e que existe o planejamento estratégico da instituição como um todo. Há, portanto, uma hierarquia neste processo. O planejamento do projeto deve subordinar-se ao planejamento da empresa como um todo. Eventualmente, o projeto pode ser a abertura de um negócio pela primeira vez e, neste sentido, coincide com o da empresa em geral. Para efeito didático e melhor compreensão, definiremos o planejamento estratégico aqui como aquele de caráter mais geral, o da empresa ou grupo de empresas. No caso de um plano de negócios, poderemos falar em projeto estratégico para a sobrevivência da empresa.
3) O CONCEITO DE PROJETO ESTRATÉGICO
Projetos estratégicos são todos aqueles que envolvem uma questão decisiva para pessoa/grupo/empresa, ou seja, cujos resultados são decisivos para a sua sobrevivência. Estratégia é o "caminho", o melhor modo de implementar o projeto em si (evitando maiores riscos). Neste sentido, todo projeto deve ter uma estratégia que, no caso de uma empresa já existente, insere-se no seu planejamento estratégico. Existe, neste caso, uma certa correspondência entre características importantes do planejamento estratégico empresarial geral e uma pesquisa de mercado, a fim de avaliar as condições mais ou menos satisfatórias para a viabilização do "negócio" e sua manutenção ao longo de um tempo maior do que o imediato.










Lembre-se: Um dos fatores mais importantes para a viabilização do projeto e de sua estratégia é o estudo de mercado.



4) O ESTUDO E A PREVISÃO DE MERCADO
Estudo de mercado é o conjunto de atividades voltadas para antever a venda e o preço de produtos, sejam bens ou serviços. Deste modo é possível estimar as receitas futuras e compará-las com os custos previamente estabelecidos, a fim de definir a viabilidade do projeto/negócio.












É importante ressaltar que:É um estudo econômico, mas deve ser associado a um diagnóstico mais geral, no qual se inserirá para fundamentar o plano de negócios em questão.




5) PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é a união de todos os conteúdos necessários para a apresentação e a venda de um projeto a clientes, fornecedores e patrocinadores. Trata-se de um instrumento cada vez mais utilizado no meio empresarial brasileiro, com sua difusão especialmente a partir dos Estados Unidos da América. O plano de negócios é o instrumento de apresentação e venda de um projeto qualquer e pode ter diferentes escalas de importância e complexidade, desde a fusão de holdings e empresas já existentes, passando pela abertura de uma empresa, até um "subprojeto" do departamento de uma empresa apenas. Este instrumento, subentende-se, portanto, implica a existência prévia de um projeto cujas etapas de elaboração já foram contempladas, não só com os itens gerais já definidos mas também com alguns itens metodológicos mais específicos.
Os leitores do plano de negócios normalmente serão investidores, financiadores, parceiros, fornecedores e o público interno da empresa, especialmente gerentes superiores e diretores, que o avaliarão antes da sua apresentação a um público externo.
Podemos estabelecer o roteiro de redação do plano de negócios do seguinte modo:
Carta de abertura A carta de abertura é na verdade um acompanhamento do plano de negócios em si. Trata-se de uma estrutura à parte do plano que visa encaminhá-lo formalmente a um destinatário específico. Deve haver uma redação geral mas com adaptações conforme a função que cada destinatário terá para a viabilização do plano de negócios (seja um banco possivelmente financiador, uma empresa atualmente ou futuramente fornecedora, um agente investidor em potencial, etc). Esta carta deve esclarecer a intenção principal do proponente e as condições gerais do projeto, especialmente garantias, prazos, etc.Folha de rosto A folha de rosto indica a empresa ou qualquer outro proponente (nome, documento de identificação pública, endereço, telefone, fax, site e e-mail); as pessoas responsáveis diretamente pelo projeto; local e data. Sumário O sumário é um índice que facilita ao leitor a localização de pontos considerados essenciais para a avaliação do projeto.Resumo executivoO resumo executivo apresenta as informações mais importantes sobre o projeto, no sentido estratégico, no entendimento do proponente - o que inclui informações mais detalhadas sobre as condições da empresa em relação à faixa de mercado na qual atua, seu desempenho exposto em números, incluindo a sua posição no ranking do setor.Empresa Empresa é um item em que se avança no detalhamento das informações anteriores cada vez mais, incluindo outros aspectos ainda não apresentados no corpo do texto até aqui. As perguntas principais que devem ser respondidas implicitamente nessa parte, segundo Ademir Clemente no seu livro "Projetos Empresariais e Públicos", são:
a) Qual é a missão da empresa?b) Como a empresa está constituída legalmente?c) Quais são seus registros, alvarás e licenças?d) Qual é sua organização interna?e) Quem são seus executivos e quais qualificações possuem?f) Quais parcerias e acordos existem ou estão previstos?g) Qual é a sua situação atual (mercado, produtos e serviços, atuais clientes, produtividade, produtos e preços, concluindo com uma medida da aceitação no mercado)?h) Quais as metas a serem alcançadas a curto e médio prazo?
A maioria destes itens é detalhada de pontos anteriores e não implica em maior complexidade. Os itens g e h, contudo, são relativamente complexos e o seu grau de detalhamento variará um pouco conforme a situação e o tipo de plano envolvido, bem como a sua complexidade. Do mesmo modo, alguns itens imediatamente listados acima não serão necessários quando o proponente for uma pessoa física, devendo, todavia, ser adaptados naquilo que é pertinente. ProjetoO projeto é o corpo operacional específico do plano. É "o que interessa finalmente". Um projeto menos complexo, específico, como aqueles que referem-se apenas a um produto é que ocorre mais freqüentemente,. Entretanto, outros tipos podem apresentar-se, como já observamos antes.
Vamos conhecer alguns desses outros tipos:
- Melhoria da qualidade do produto ou serviço de uma instituição; - Modernização de uma empresa;- Expansão do rol de produtos e serviços ou mesmo das bases físicas ou mercadológicas de uma empresa ou grupo de empr



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