Um Futuro Próximo
(Luiz A. G. Cancello)
Embora tenha se formado assistente social, Jussara nunca trabalhou com isso. Ela leva uma vida desinteressante como funcionária administrativa da prefeitura. Com quase quarenta anos, tem medo de se tornar uma solteirona triste.
Um dia, seu amigo Jorge, diretor de uma creche, pede-lhe um grande favor: substituir a professora Marília que ficara gripada e não poderia cumprir seu papel de cigana vidente na festa junina da creche.
Jussara fica com medo, mas concorda. Veste-se de cigana e acomoda-se diante da bola de cristal. Lá fora, é colocado um cartaz: “Madame Sara”.
O primeiro cliente é um homem bonito, de meia-idade, chamado Raul. Ele é divorciado e está acompanhado por sua filha adolescente. Inteligente, Jussara vai fazendo inferências a partir do que Raul fala. Por exemplo: sabendo que ele é divorciado, diz que a ex-mulher não o compreendia, além de outras obviedades. A intuição de Jussara também funciona bem e ela acaba fazendo uma “previsão” que impressiona o cliente. Raul fica impressionado com a “cigana”, mas também com a mulher. Um flerte se inicia. Ele vai embora, prometendo voltar no dia seguinte.
Jussara, impressionada com seu próprio dom, vai olhar fora da barraca. Já há seis pessoas na fila. Pela primeira vez na vida, ela se sente um sucesso. Também lhe agrada a chance de ajudar e aconselhar os outros.
Quando ergue a voz para chamar: “O próximo, por favor”, ela já sabe que sua vida mudou. Dali em diante, ela será Madame Sara, a vidente.
Resumos Relacionados
- Atlas De Dst E Diagnóstico Diferencial
- O Corcunda De Notre-dame
- Dia De Sonhar
- A Cura Do Tempo
- Loucura
|
|