Um Homem Sério
(Anton Tchecov)
Um Homem Sério conta a história de Belikov, um professor preconceituoso, sério e antiquado. A história é narrada por Burkin, um colega do professor que relembra o caso durante uma caçada e o narra para seu amigo Ivan Ivanych Chimsha-Himalaisky.
Belikov — um professor de grego — é um indivíduo obcecado pelas regras morais e de conduta, sempre vigiando a vida dos outros e criticando tudo o que lhe pareça moderno ou fora dos padrões. Sempre sisudo e vestido de uma forma antiquada, Belikov incomoda colegas e alunos com suas incessantes críticas e intimidações. A cidade inteira passa a temer e respeitar o velho, tão ranzinza e “careta”.
A vida de Belikov obedece a uma inabalável rotina até que sofre uma inesperada mudança. Um novo professor, Mikhail Kovalenko, passa a lecionar na mesma escola que Belikov e vem para a cidade acompanhado de sua animada e adorável irmã, Varenka.
O povo da cidade, em pouco tempo, tem a idéia de aproximar Belikov e Varenka, acreditando que o casamento poderia ser uma forma de suavizar o coração do sério professor. Logo ele começa a visitar Varenka e ela parece gostar das atenções daquele sisudo admirador.
Alguns meses depois, Belikov começa a falar em casamento, mas, apesar do namoro, o professor não parece mais sociável e relaxado. Pelo contrário, a cada dia que passa, seu comportamento vai ficando mais rígido e retraído.
O narrador, Burkin, acredita que Belikov teria mesmo se casado com Varenka, não fosse um inesperado incidente. Algum engraçadinho desenha uma caricatura do professor, com suas famosas galochas e seu guarda-chuva, segurando Varenka nos braços. A caricatura é espalhada por toda a cidade.
Humilhado e furioso, naquela mesma tarde Belikov vê Varenka e seu irmão andando de bicicleta. Por alguma razão, ele considera aquele comportamento impróprio. À noite, vai à casa de Mikhail e ordena que ele não leve mais Varenka para aqueles passeios. Mikhail reage, indignado, e diz que Belikov não tem o direito de se intrometer em sua vida. Furioso com a falta de respeito do colega, Belikov diz que vai acusá-lo de insubordinação para o diretor da escola. Irritado, Mikhail empurra Belikov que cai rolando escada abaixo.
Neste exato instante, Varenka está chegando em casa. Vendo o sério Belikov naquela ridícula situação, Varenka não resiste e explode numa inocente gargalhada. Embora não se machuque fisicamente, Belikov fica devastado com a humilhação. Ele volta para sua casa, cai de cama e morre alguns dias mais tarde.
O professor Burkin conclui sua história contando as conseqüências da morte de Belikov. Num primeiro momento, todos na cidade sentiram uma excitante sensação de liberdade. Infelizmente, essa atmosfera leve logo se evaporou e, após uma semana, a vida voltou ao que era: rígida, cheia de regras, chata, sem graça. Infelizmente, mesmo com a morte de Belikov, continuavam vivos muitos “homens sérios”, prontos para vigiar e reprimir a vida dos outros.
Resumos Relacionados
- Daydream Nation
- A Onda
- O Homem Duplicado (saramago)
- A Última Grande Lição
- Professora Sim, Tia NÃo
|
|