BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação e Objetos de Aprendizagem
(Equipe RIVED/MEC)

Publicidade
Título: RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação e Objetos de Aprendizagem.
Autor: Site: http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

Muitos são os programas na área de EAD, não vislumbra tão bem a facilidade do processo Ensino-aprendizagem como este programa que a Secretaria de Educação a Distância – SEED desenvolveu. Produzir “conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem”. Quando a SEED(2004) transferiu tal processo para as universidades, recebendo o nome de Fábrica Virtual, sua expansão nas outras áreas de conhecimento e democratização para os outros níveis de ensino - fundamental, profissionalizante e para atendimento às necessidades especiais – criou-se o que passou a se chamar RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.
“Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação”.
Ao checar o site http://www.rived.mec.gov.br/, baixei os seguintes objetos de aprendizagem. O primeiro na área de Biologia Ensino Médio, fiquei fascinado com a interatividade do aluno, passava o mouse sobre um desenho e utilizando o recurso da animação abria-se um Box com os conteúdos referentes aquele desenho no caderno de aluno. Imagine o aluno propriamente dito, vasculhando os rabiscos sobre sexo que faz em seu caderno e descobrindo sua sexualidade sem traumas e desrespeito aos valores da sociedade mais tradicional. Organizado abaixo em fichas tem a descrição do Objeto Sexualidade, se tiverem oportunidade visitem.












Tipo de Objeto

Módulo Rived


Titulo

O milagre da vida: Sexualidade Humana


Série

1ªsérie(Ensino Médio)


Categoria

Biologia


SubCategoria

Anatomia, Biologia geral, Ética, Fisiologia, População, Seres vivos


Objetivo: Conhecer os sistemas genitais feminino e masculino; Conhecer os modos de ação, vantagens e desvantagens dos métodos anticoncepcionais; compreender o controle hormonal da gametogênese e os eventos ovariano e uterino no ciclo menstrual; explicar os eventos associados a concepção, gravidez e parto; compreender as transformações orgânicas e comportamentais do adolescente.- (R.O) julgar comportamentos relacionados à transmissão e a importância da prevenção da AIDS, gonorréia e sífilis. -(R.O) Julgar situações como: gravidez e responsabilidade na adolescência, aborto. -(R.O); Reconhecer que a sexualidade humana tem diferentes expressões. Alegria da vida (Realização Folimage - Valence - França)











O Segundo Objeto de aprendizagem é o “Quão grande é?”, também na área de Biologia. Mais uma vez a surpresa, ao navegar sobre a imagem abaixo do desbravador, ou pesquisador, insetos voando, lobos com raiva, a vegetação. O elementos ligados a sub-categoria, abrem-se Box explicando os rtipos de vírus, bactérias, sobre a forma de um jogo, se um jogo divide-se a sala em duplas e a interatividade esta solta. Tem mais pontos quem identifica mais os instrumentos biológicos para estudo de determinado vírus ou bactéria. Maravilhoso.

















Tipo de Objeto

Atividade Rived


Titulo

Quão grande é?


Série

1ªsérie(Ensino Médio)


Categoria

Biologia


SubCategoria

Anatomia, Biodiversidade, Biologia geral, Microbiologia, População, Seres vivos,Zoologia


Objetivo: A partir do sistema métrico, os alunos devem imaginar e comparar o tamanho relativo de diferentes microorganismos, relacionando-os ao tamanho dos seres humanos e de algumas de suas células. Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos. Descrever processos e características do ambiente ou de seres vivos, observados em microscópio ou a olho nu.

Breve Histórico
A participação do Brasil no uso, desenvolvimento e aplicação de tecnologia para uso didático é fruto de um acordo em 1997(Brasil/Estados Unidos). O Brasil começou em 1999, através da parceria entre Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica (hoje SEB) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED). Brasil, Peru e Venezuela participaram do projeto. O RIVED e sua equipe, na SEED, até o ano de 2003 foi responsável pela produção de 120 objetos de Biologia, Química, Física e Matemática para o Ensino Médio.
Os Objetos de Aprendizagem produzidos pelo RIVED
Todo e qualquer recurso que possibilite o uso, como instrumento de suporte ao processo ensino-aprendizagem é um objeto de aprendizagem. Toda a informação em forma de imagem, de uma página Html, uma animação, uma simulação, um ambiente virtual, qualquer material eletrônico que sirva aos propósitos do conhecimento, dos conteúdos educacionais é um objeto de aprendizagem.
“Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras”.Logo, o RIVED contribui hoje, por ser de domínio público, para “indicação de vídeos veiculados pela TV Escola que complementam o conteúdo trabalhado no objeto, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem” no ensino público com o acesso a Internet a todos.
Referência Bibliográfica:
http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php



Resumos Relacionados


- Didatica

- Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil: Conhecimento D

- Políticas Públicas

- A Internet Como Ferramenta No Ensino E Aprendizagem

- Parametros Curriculares Nacionais



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia