Noções básicas do motor automotivo
(Luís Henrique Tamura)
Um automóvel é movido por um conjunto de componentes onde figuram como principais o motor e o câmbio.Digo principais, porque outros componentes são necessários e fundamentais, como cruzeta, ou homocinética, rodas, pneus, caixa de direção, eixo da caixa de direção, volante, alavanca de câmbio, etc.Vou tratar do princípio pelo qual funciona um motor.O motor de um automóvel funciona pela explosão na câmara de combustão. Isso se consiste em termos um bloco do motor, onde se encontram perfurações cilindricas em que deslizam os pistões. Cada pistão tem uma ligação direta com um eixo por meio de uma espécie de "braço", que é denominada biela.As bielas se ligam com o eixo que não tem formato cilíndrico, está dividido em partes que fazem com que seu eixo esteja alinhado, mas na parte que está respectivamente posicionada com uma biela de um pistão, estará mais elevada enquanto que no pistão seguinte estará na posição oposta e assim por diante.Estes posicionamentos fazem com que ao girar o eixo central, as partes se elevem e rebaixem de maneira alternada fazendo com que dois pistões se elevem e dois se rebaixem inversa e sucessivamente.Isso ocorre porque cada pistão quando está em cima tem a adição de combustível e uma centelha na ponta de uma vela, denominada vela de ignição. Sempre que este pistão estiver em cima a centelha e o combustível estará inserido sobre o pistão e a explosão vai acontecer empurrando este pistão para baixo.Ao se deslocar para baixo, ele movimenta o eixo que pelas alternâncias de cada parte, fará movimentar os pistões, o nome deste eixo é virabrequim.Quando o virabrequim gira, ele movimenta os outros pistões, conferindo a elevação de outros dois pistões e será a vez de um deles sofrer a explosão sobre si. As explosões são sucessivas e continuadas de acordo com o movimento que é ordenado de acordo com a ordem denominada ordem de explosão.Um motor de quatro cilindros pode ter a ordem como: 1-4-3-2, ou 1-2-4-3, por exemplo.Quando um pistão sofre a explosão no tempo errado, temos então as falhas que podem fazer com que o motor não consiga o desenvolvimento adequado. O erro ainda pode ocorrer se não houver a explosão.Deste modo, se um veículo não funciona é porque uma das duas coisas pode estar deixando de acontecer, ou seja, o princípio de funcionamento de um motor se baseia em explosão, para isso é necessário haver combustível e centelha. Se não houver combustível nas câmaras, o motor não funciona, do mesmo modo se não houver centelha. A diferença é que quando tentamos fazer um veículo funcionar e este não funciona, havedo combustível, por ter sofrido tentativas consecutivas, sujeitamos o motor a ficar com excesso de combustível na câmara de combustão. Quando o motor fica com excesso de combustível, dizemos que ele está "afogado" e pode ocorrer a dificuldade em fazer ele funcionar novamente quando o problema da centelha for corrigido.Outro problema maior e muito mais grave também pode acontecer se houver este "afogamento do motor", pois quando se tenta sucessivamente sem sucesso, o combustível que fica na câmara de combustão está sujeito à evaporação, isso porque é um elemento de fácil evaporação porque combustível, principalmente se este for a álcool.O que ocorre com motores que se afogam é que o combustível que evaporou acaba aumentando a pressão na câmara acima do pistão. Quando o combustível se evapora ele aumenta a quantidade de ar sobre o pistão e isso dificulta o giro do motor, tornando este "pesado", o motor de partida (também denominado motor de arranque) não tem força suficiente para conseguir girar o motor, a bateria perde suas propriedades e fica enfraquecida e pode ocorrer até o aquecimento dos cabos que conectam a bateria ao motor.Em casos extremos o motor pode até travar literalmente obrigando a um serviço mecânico mais profundo onde se torna necessário abrir a parte superior do motor para destravar o motor. Isso ocorre pelo que é denominado "calço hidráulico", provocado pelo aumento excessivo de compressão acima do pistão e impedindo o motor de girar.
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