Um molde muito difundido de armadilha usado pelos pescadores possui a forma de uma garrafa com o gargalo invertido (para dentro), de maneira que o peixe, uma vez capturado, não consegue mais sair. Isso acontece porque o animal, ao perceber o orifício por onde entrou ? e por onde pode sair -, o percebe inserido em um orifício maior: as paredes circulares da armadilha a envolver o gargalo invasivo; em suma, ele sempre verá duas aberturas e indefinidamente irá escolher a ilusória abertura maior a ter de se esfregar pela boca onde entrou. Que peixe ousaria contrariar as eternas leis da geometria? Provavelmente o pescador não conhece o axioma:
quanto maior a circunferência, maior o espaço por ela circunscrito; nem por isso ele deixa de ser bem sucedido em suas armadilhas, enquanto o peixe, por ter esse axioma na base do seu instinto, morre às portas da liberdade. Bem aventurado os pobres de geometria!
________________________________________________________
Muitas vidas se assemelham a blocos de gelo à deriva no oceano; submersa e invisível, a maior e mais perigosa parte destas vidas chega ao fim da jornada completamente derretida, sem nunca ter visto a luz do dia!
DEPRESSÃO - Quantas tardes pode um homem suportar? tardes de lentas nuvens esticadas/ entre manhãs chuvosas e noites nubladas triste é ver meu corpo esticado e refletido nas assoalhos encerados de uma tarde de sábado!
Quando se descobre que a canoa está furada, é comum vermos seus ocupantes, em desespero, retirando a água, quando melhor seria remarem mais rápido.
Não é incontornável o fosso entre a ciência, com suas descobertas, e a arte, com suas invenções; se considerarmos que uma estátua já esteja, IN VIRTUS, escondida em um bloco de mármore, o mérito do artista será o de descobri-la, assim como, analogamente, um cientista, ao reagrupar um conjunto de sintomas (Parkinson, Alzheimer...), inventa uma síndrome onde assina o seu nome.
Quando alguém se desloca em uma curva, seu corpo se inclina para o lado interno para se equilibrar. Talvez seja um empuxo análogo que nos torna tão introspectivos e nostálgicos ao curvar os quarenta anos!
Para distinguir a verdade lógica das verdades de fato, baseadas na evidência, eu costumava pedir a um aluno que apontasse um dedo para mim e o mantivesse girando em um círculo enquanto lhe perguntava: _ EM QUE SENTIDO SEU DEDO ESTÁ GIRANDO? _NO SENTIDO HORÁRIO, PROFESSOR! _ PARA MIM, ENTRETANTO, ELE ESTÁ A GIRAR EM SENTIDO ANTI-HORÁRIO. COMO NÃO PODEMOS ATRIBUIR A UM MESMO CORPO, NO MESMO INSTANTE, DOIS MOVIMENTOS EM SENTIDOS OPOSTOS, DEVEMOS CONCLUIR QUE SEU DEDO ESTÁ PARADO! Um dia, um aluno retrucou-me: Professor, um balão, quando está sendo inflado, não cresce em todos os sentidos e direções? _ POR ISSO MESMO É QUE ELE TERMINA EXPLODINDO! ? Sofismei com medo de ser desmascarado!
A sacralidade do passado deve-se, eminentemente, à sua absoluta imobilidade; a tal ponto é assim que, se recordar é comover, muitos preferem de nada se lembrar!
Quando não tenho com quem abrir meu coração, sonho com um velho amigo ou amiga do passado e choro em seu ombro até acordar com um olho inchado de dormir, outro de chorar!
Busco na vida o caminho da retidão; nele, ligo o automático e durmo tranqüilo!
Na infância, ele sonhou tardes inteiras com aventuras indescritíveis; na juventude, as viveu intensamente; na velhice, recordava com um brilho nos olhos suas aventuras fabulosas. Não se sabe em que fase da vida fora mais feliz!
Os amigos, os amores, os familiares, os livros e filmes, todas as vidas com as quais nos envolvemos, são como fios com os quais urdimos a nossa; e quanto maior o número de fios, mais forte a corda!
Assim como a amante recebe o amado coberta de véus e ruborizada por conhecer o pecado, assim é o homem que se apresenta à DEUS com o coração coberto de dúvidas.
A dúvida está para a fé como o vento está para o fogo; se pequena é a fé, o ventoa apaga; se grande, alimentae aviva as labaredas!
De peça em peça, a STRIPPER se desfaz do seu pudor!
Mais textos desse autor, acesse
www.shvoong.com (em portugues) pesquise
CASSIANO contato
[email protected]