A Internet e a Educação
(filosofolionessantos)
A INTERNET E A EDUCAÇÃO
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por somente 16,9% da população mundial. Mesmo não sendo acessível a todos a internet é de uma importância imprescindível para o mundo da educação e da cultura. Ela permite que pessoas entrem em contato, não importando a distância em que se encontrem ou a cultura ou etnia a que pertença. E a abundância de informações contidas na internet pode ser importante nas relações educativas, pois, ela quebra as barreiras das salas de aula e leva o aluno a um emaranhado de informações de todos os tipos, em que ele próprio, apenas com indicações de um instrutor, aprende a separar o que lhe será útil. Assim, o aluno atuará cada vez mais como agente ativo da sua própria aprendizagem. A utilização da internet como uma nova opção de interação no processo educativo aumenta a comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Assim, o ato de educar proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Dessa forma, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, mesmo que para alguns essa nova “era” da informatização demore a ser disponibilizada. Ao utilizar essas redes de informação no processo de ensino-aprendizagem, o mais importante a destacar é a maneira como serão utilizados, pois essas redes possuem informações que podem ou não ajudar na educação desses alunos. As informações disponibilizadas nem sempre serão verídicas ou de algum aproveitamento educacional, conseqüência da grande facilidade de compartilhar informações e a dificuldade de monitorar tudo que entra e sai das redes. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia ter um contato direto com a internet e com o computador no seu cotidiano escolar, é preciso que os profissionais de ensino também estejam treinados e qualificados e que aceitem esse novo método de ensino. Não basta apenas que os professores saibam dominar as novas tecnologias, mais sim que aceitem e vejam a necessidade de integração. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimídia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor. A utilização da Internet leva-nos a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz para a prática pedagógica um ambiente atrativo onde o aluno se torna capaz, através da auto-aprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida. A necessidade de envolver o processo de ensino e aprendizagem, com projetos mais interativos que usem a rede eletrônica mostram-nos que todos os processos são realizados por pessoas. Portanto elas são o centro, e não as máquinas. Conseqüentemente, não podemos perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que esta surgindo. Aliar as novas tecnologias aos processos e atividades educativas é algo que pode significar dinamismo, promoção de novos e constantes conhecimentos, e mais que tudo, o prazer do estudar, do aprender, criando e recriando, promovendo a verdadeira aprendizagem e renascimento constante do indivíduo, ao proporcionar uma interatividade real e bem mais verdadeira, burlando as distâncias territoriais e materiais. Necessário se torna que educadores se apropriem das novas tecnologias, vendo nestas veículos de expressão de linguagens e espaço aberto de aprendizagens, crescimento profissional, e mais que isso, porta de inserção dos indivíduos na chamada sociedade da informação. Para isso, deve a instituição escolar extinguir o "faz-de-conta" através da pura e limitada aquisição de computadores, para abrir o verdadeiro espaço para inclusão através do efetivo uso das máquinas e do ilimitado ambiente web, não como mero usuário, mas como produtor de novos conhecimentos. A utilização da internet no processo educacional como fonte de informações, é uma verdadeira revolução. O inesgotável conteúdo das redes permite que os alunos e professores tenham uma maior autonomia na busca e aprendizagem. Com professores qualificados e um governo dando apoio, os alunos que usufruírem desse novo método de ensino, sem duvida, sairão da sua instituição muito mais instruídos do que um aluno que não teve acesso as essas tecnologias. E por certo, teremos ganhos significativos na qualidade educacional.
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