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A estratégia como um processo contínuo
“A estratégia deve ser um processo contínuo, por isso deve-se incorporá-la aos processos administrativos existentes”.
Não basta que o executivo tenha pleno conhecimento da estratégia, é necessário que todos na organização a conheçam, ainda que haja risco da estratégia vazar. Isso não deve ser levado em conta, primeiro porque a estratégia não é tão secreta. Há números que podem – e devem – ser confidenciais, certas informações podem ser limitada a algumas pessoas, mas todos precisam conhecer a estratégia implantada.
A comunicação é importante para o sucesso da estratégia e é um processo difícil. O ideal é que ela seja transmitida pelo líder da unidade, mas os gestores devem reforçar sua divulgação com informações no boletim mensal, em reuniões trimestrais, na intranet, enfim, a implantação da estratégia e seu desenvolvimento devem ser constantemente comunicadas.
Há dois valores interiores exibidos no Mapa Estratégico que agradam às pessoas. O primeiro deles é que elas querem fazer parte de uma organização de sucesso. O segundo é como elas podem contribuir para o sucesso da companhia. O entregador de combustível, por exemplo, sabe da importância da entrega do produto na data combinada. Assim, a administração cria mecanismos que alinham os funcionários à estratégia ao expor como todos os trabalhadores se encaixam no esquema geral das atividades quando alinha a remuneração de incentivo, vinculando os sistemas de recompensas à realização de objetivos individuais, e organizacionais e ao reforçar o comportamento desejado e aumentar o nível de consciência.
A estratégia deve ser um processo contínuo, por isso deve-se incorporá-la aos processos administrativos existentes. Para isso há três pontos que devem ser praticados:
– Integre a estratégia com planejamento e orçamentos;
– Introduza um novo sistema de divulgação; e
– Conduza a reunião da nova administração
Os gestores devem usar o Scorecard para selecionar e controlar as iniciativas porque nem todas as idéias são boas, é importante manter os objetivos, já que cerca de 30% das ações que tomamos não contribuem com a estratégia.
Um sistema completo de gestão estratégica associa a estratégia e medidas de longo prazo – de três a cinco anos – ao planejamento tático e orçamentos de curto prazo – anual. Isso relembrando que a atualização típica do Scorecard deve ocorrer anualmente.
Segundo Kaplan, assim como os processos de Gestão Financeira, dos Recursos Humanos e da TI possuem diretores, o processo de Gestão Estratégica também requer um patrono de alto nível. Executar a estratégia é uma nova maneira de gerenciar.
Na parte final da palestra, Robert Kaplan informou que há muitos pacotes de aplicativos de alta qualidade disponíveis para acelerar o novo processo gerencial. Os recomendados pela Balanced Scorecard Collaborative estão publicados no endereço www.bscol.com
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