BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


www.hsm.com.br
()

Publicidade
EMPRESAS Na "velha Montreal", o centro histórico da cidade, os edifícios de dois andares e a abóbada do Bonsecours –antigamente um mercado de produtos agrícolas– voltam-se para o rio Saint-Laurent e o antigo porto. É início de primavera, e, apesar da paisagem ainda cinzenta, bandeirinhas coloridas fl amejam no alto das tendas listradas de azul e amarelo. Uma longa fi la de automóveis avança pelo estacionamento improvisado no descampado ao redor e uma multidão de crianças, jovens e adultos chega a pé para assistir à sessão vespertina de Corteo, o mais recente espetáculo do Cirque du Soleil. Corteo é a história de um palhaço que imagina seu funeral e recorda os momentos cruciais de sua vida. Cenas celestiais, com anjos voando no topo da tenda, intercalam-se com números de acrobacia, malabarismo e participações insólitas –como a de Valentina, uma mulher de 70 centímetros de altura que fl utua no ar sustentada por um "ramalhete de globos" translúcidos e que pousa nos ombros de um gigante de mais de 2 metros. Nas laterais do cenário, músicos disfarçados de palhaços tocam e cantam ao vivo. Não há diálogos, apenas algumas frases em italiano, mas a combinação precisa de sons, iluminação e destreza física assombra e comove a platéia durante as quase três horas de espetáculo. Conteúdo é o seu negócio Essa reação do público não é novidade para o Cirque du Soleil. Ele está acostumado a surpreender mais de 7 milhões de espectadores por ano, incluindo professores e alunos de escolas de administração de empresas. Na Harvard Business School e na Insead, entre outras faculdades de primeira linha, esse caso é analisado em sala de aula, na tentativa de descobrir como a companhia alcançou o crescimento sustentável (os ingressos mul A magia do Cirque du Soleil Reportagem HSM Management mostra como a companhia canadense multiplicou seu faturamento por 22 em dez anos, enquanto seu setor decaía. A combinação da arte do espetáculo com o pragmatismo do mundo empresarial a levou a um faturamento anual de mais de US$ 500 milhões HSM Management 52 setembro-outubro 2005
2tiplicaram 22 vezes em dez anos), enquanto o negócio do circo se encontra em franco declínio, ameaçado principalmente pela competição das diversões eletrônicas e pelos elevados custos de logística.
Para entender a que se deve seu êxito, nada melhor que falar com seus artífices, entre os quais Michael Bolingbroke, diretor-geral de espetáculos, responsável pelas operações, pela estratégia e pela rentabilidade. Primeiramente, ele foi chefe do escritório do circo em Amsterdã, Holanda, encarregado das turnês européias; depois passou à sucursal de Las Vegas, EUA; e, há seis meses, transferiu-se para a sede da companhia, em Montreal.
"Somos, acima de tudo, criadores de conteúdo", diz Bolingbroke em um inglês carregado de sotaque britânico, o que confirma sua origem. Ele explica o negócio da seguinte maneira: "Comercializamos nosso conteúdo em 11 espetáculos, alguns itinerantes e outros com sede permanente (veja quadro abaixo). Os primeiros demandam uma operação logística complexa; os segundos implicaram a escolha dos mercados certos e o estabelecimento de alianças com outras empresas".
Os principais produtos do portfólio
O repertório do Cirque du Soleil é formado de uma série de espetáculos.
Saltimbanco. Com a premissa de "celebrar a vida", inclui números em trapézio, corda e piruetas aéreas (atuam somente um palhaço e um equilibrista). Uma grande rede metálica no alto da tenda, através da qual a luz dos refletores é filtrada, recria a atmosfera de um bosque iluminado por raios de sol. A música incorpora ritmos tribais, clássicos e modernos.
Estréia: 1992; atualmente está em turnê pela Europa.
Alegria. De estilo "barroco e operístico", a tônica está nos números de acrobacia. Vários trapezistas sincronizam seus saltos ao ritmo da música, que incluiu a bossa-nova de João Gilberto sendo dançada por clowns, os palhaços melancólicos. Também há contorcionistas e apresentações típicas de artistas de rua.
Estréia: 1994; em turnê pelo Japão durante 2005.
Mystère. Definido como uma "experiência sensorial acolhedora", alterna números de acrobacia e dança durante 90 minutos. Trabalham 72 artistas, entre os quais ginastas, palhaços e músicos.
Estréia: 1994; show permanente em Las Vegas, EUA.
Quidam. Inspirado na idéia de "transformar um mundo anônimo em outro de esperança e convívio". Quidam significa, em latim, "transeunte solitário, pessoa perdida na multidão". Uma alça, presa a 40 metros do solo, é utilizada para produzir efeitos especiais e levar os artistas à cena. Acrobatas, um trio de palhaços e contorcionistas são os principais protagonistas.
Estréia: 1996; em turnê pela Austrália durante 2005.
"O". O nome brinca com a sonoridade da palavra "água" em francês. O cenário é uma imensa piscina de 5 metros de profundidade, na qual se alternam números aquáticos e de acrobacia.
Estréia: 1998; show permanente em Las Vegas.
La Nouba. O espírito desse espetáculo está condensado no título, que vem de uma frase em francês "faire la nouba": sair de passeio, ir à festa. Sugere um mundo místico, em que os números dos "Cirques" (gente do circo) se contrapõem aos dos "Urbains" (gente da cidade).
Estréia: 1998; show permanente em Orlando, EUA.
Dralion. Combina a tradição do teatro chinês com a vanguarda das correntes artísticas ocidentais. A música funde melodias hindus com ritmos andaluzes, africanos e centro-europeus. As cores do vestuário aludem aos quatro elementos da natureza: azul/ar, verde/água, vermelho/fogo e ocre/terra.
Estréia: 1999; em turnê pela Europa durante 2005.
Varekai. Faz tributo ao espírito nômade, essência da tradição circense. Sobre um vulcão escondido na selva há um mundo extraordinário –Varekai (que em língua cigana significa "em qualquer parte")–, onde tudo é possível. Do "céu" desce um homem que inicia sua peregrinação por uma terra mágica, povoada de personagens sobrenaturais que voam e dão saltos mortais. A música combina sons havaianos com melodias de trovadores do século XI, cantos armênios e arranjos contemporâneos.
Estréia: 2002; em turnê pelos Estados Unidos durante 2005.
Zumanity. Somente para adultos, o espetáculo é composto por uma série de números inspirados no cabaré. Como as leis do Estado de Nevada proíbem o nu total, os figurinistas apelaram para próteses que simulam e exageram partes do corpo dos artistas.
Estréia: 2003; show permanente em Las Vegas.
Kà. Um espetáculo épico, em que os números de acrobacia e malabarismo imitam movimentos característicos das artes marciais. Há marionetes, capoeiristas, fogos artificiais e projeção de imagens.
Estréia: 2004; show permanente em Las Vegas, EUA.
Corteo. O nome significa "cortejo" em espanhol; é o mais teatral dos shows porque tem um fio condutor: a história de um palhaço que recorda sua vida e imagina seu funeral. Além dos típicos números aéreos e de acrobacia, inclui cenas de atuação, com breves diálogos em italiano. O vestuário e a cenografia apresentam tonalidade romântica: grandes candelabros e a predominância de branco, ocre e azul.
Estréia: abril de 2005 em Montreal.HSM Management 52 setembro-outubro 2005 3
Todos os espetáculos itinerantes –as turnês– são dirigidos e supervisionados por uma equipe de Montreal e obedecem a um cronograma preciso. "Numa turnê, ficamos entre cinco e seis semanas numa cidade; geralmente terminamos uma apresentação no domingo e, dez dias depois, tudo já está pronto para uma nova apresentação em outra localidade", conta o diretor. Este ano, por exemplo, uma turnê estreará em Perth, Austrália, e em seguida vai para Cingapura e Hong Kong.
Por que a logística das turnês é complexa? "Nada menos que 80 caminhões são utilizados para transportar tendas, cenários, figurinos e ferramentas. E, além de montar e desmontar as estruturas em cada evento desses, é preciso lidar com questões co



Resumos Relacionados


- Revista Tam Magazine

- Http://g1.globo.com/noticias/musica/0,,mul94532-7085,00.htm

- Http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/01/21/ult89u8437.jhtm

- Biblioteca Pública De Nova Iorque: Serviço De Referência Para Estudantes

- Spice Girls Esbajam Dinheiro No Ar.



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia