BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


www.hsm.com.br
()

Publicidade
A dura prova comportamental de muitos profissionais (cont.)Dra. Elizabeth Zamerul*E quem tem mais poder nas mãos para isto do que a universidade? É ela que se responsabiliza pelo preparo de milhares de novos profissionais a cada ano e, em geral, a lacuna entre a necessidade real das competências comportamentais do mercado e a bagagem adquirida nos bancos escolares é clara.Desta forma, tecnicamente bem formado, o jovem passa por entrevistas de seleção, que geralmente avaliam algumas competências necessárias para o perfil do cargo, como iniciativa, liderança, criatividade, protagonismo, administração do tempo, relacionamento interpessoal, foco em resultados, organização e planejamento, comunicação, assertividade, inovação, trabalho de equipe, negociação, administração de conflitos, pensamento sistêmico e estratégico, flexibilidade e outras. Imagino, cheia de compaixão, o nível da angústia por que passam tantos profissionais nestes momentos, conscientes de que não foram preparados de fato para este grau de exigência. E, mesmo que sejam vitoriosos na entrevista, enfrentam, em seguida, uma segunda seleção, muito mais dura e decisiva, a dos desafios cotidianos na empresa.Não é à toa que Goleman notou, em seu estudo, tantos jogos de poder entre as pessoas. Se não há preparo real, é preciso esperteza (no mau sentido) para vencer.Por outro lado, cada profissional também pode perceber suas deficiências e tratar de repará-las, se tiver desenvolvido autopercepção suficiente. Porém, até este ponto, pode-se passar muito tempo e os prejuízos serem altíssimos, para ele e para as empresas.Não há mistério em treinar pessoas em comportamentos. Há profissionais habilitados para ensinar estas competências no mercado e, como vimos, há carências enormes da parte das pessoas. Para esta complementação na formação profissional atual, seria fundamental que a universidade tomasse para si, pouco a pouco, esta incumbência.O nicho de mercado está aí e as faculdades que se adiantarem para atendê-lo, poderão se beneficiar da iniciativa. Isto representaria uma atuação visionária, corajosa e de grande avanço na resolução deste problema.Fonte: Portal HSM On-line 28/03/2007 Zamerul, Elizabeth



Resumos Relacionados


- Www.hsm.com.br

- Informações Importantes Para Um Cv

- Diferencial: Sua Porta De Entrada Para O Mercado De Trabalho

- Organização Da Qualidade E Dinâmicas Profissionais

- Www.hsm.com.br



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia