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Tendências nas organizações (cont.)Eunice Maria Nascimento*A voz do cliente – No tocante à comunicação, é preciso haver diálogo entre as partes envolvidas em todos os segmentos, pois, é na interação e no debate que as pessoas descobrirão a verdade sobre os possíveis acontecimentos. O advento do consumidor exigente foi, de forma gradual e cumulativa, levando a profundas mudanças culturais nas empresas. Clientes não estão preocupados com estrutura organizacional, financeira, nem com plano estratégico. Estão interessados no valor que a empresa oferece.Gerenciando a multiculturalidade – Com a era da globalização aumentam os contatos entre pessoas e empresas de diferentes países, culturas e civilizações. Cada vez mais as empresas serão confrontadas com outros modos de ver e pensar os negócios e terão que adotar outras formas de trabalhar e de se inserir no seio de uma organização.As fusões e aquisições entre empresas de diferentes países serão uma constante, a tendência é de haver cada vez mais empresas a serem adquiridas, de forma amigável ou hostil, por estrangeiras.Na complexidade dos produtos e serviços associada a uma necessidade de cooperação, as empresas tendem a encontrar parceiros noutras empresas de nacionalidade diferente, nomeadamente para adquirir know-how, fazendo parcerias técnicas, comerciais e financeiras, bem como, para adoção de processos de cooperação e alianças.A integração de pessoas de nacionalidades e culturas diferentes deverá ter origem no próprio projeto da empresa e enquadrar-se perfeitamente nas suas linhas de orientação de política empresarial. Se os horizontes dos mercados da empresa se alargam, incluindo outros países, a empresa só tem a ganhar se incluir, no seu interior, elementos que ajudem a perceber os novos clientes.Os dirigentes organizacionais deverão adotar uma postura diferenciada, no sentido de aprovar e mesmo apoiar a inclusão de elementos estrangeiros na equipe de trabalho em todos os níveis. Com isso será possível vencer resistências internas que podem ganhar muito peso e impedir o bom funcionamento da organização.Outras práticas podem incluir acordos com universidades e instituições estrangeiras, objetivando abrir espaços para estágios e desenvolvimento de pesquisas. É essencial programar encontros formais e informais interprofissionais e internacionais e a participação em feiras e exposições fora do país poderá denotar a presença forte e constante em atividades transfronteiriças de acordo com os interesses da empresa, não esquecendo que a participação de associações empresariais poderá ser um diferencial organizacional.Novos Modelos de Trabalho e Organização – No futuro, o foco do gerenciamento será voltado para a missão, visão, inovação e principalmente a diversidade. Transformar a organização não é possível da noite para o dia, são necessárias dedicação, experimentação, persistência, energia e, principalmente, acreditar no empreendimento.As pessoas envolvidas nos processos de trabalho precisam gostar do que fazem, devem apreciar o trabalho compartilhado e, sobretudo, devem ser capazes de resolver os desafios que se apresentam no cotidiano, administrando conflitos de forma eficaz, aprendendo novas maneiras de desenvolver as suas atividades, direcionando os seus potenciais e talentos a serviço da organização, de uma entidade ou uma causa.
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