TARTARUGAS MARINHAS BRASILEIRAS
(Projeto Tamar)
TARTARUGAS MARINHAS BRASILEIRAS[BR][BR]As Tartarugas Marinhas existem há mais de 180 milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta. Mas sua origem foi na terra e, na sua aventura para o mar, evoluíram, diferenciando-se de outros répteis. [BR][BR]O número de suas vértebras diminuiu e as que restaram se fundiram às costelas, formando uma carapaça resistente, embora leve. Perderam os dentes, ganharam uma espécie de bico e suas patas se transformaram em nadadeiras. Tudo para se adaptarem à vida no mar. [BR][BR]Existem sete espécies de tartarugas marinhas, agrupadas em duas famílias - a das Dermochelyidae e a das Cheloniidae. Dessas, cinco são encontradas no Brasil, elas são:
· Tartaruga-Cabeçuda (Caretta caretta)
· Tartaruga-de-Pente (Eretmochelys imbricata)
· Tartaruga-Verde ou Aruanã (Chelonia mydas)
· Tartaruga-Oliva (Lepidochelys olivacea)
· Tartaruga-Gigante ou De-Couro ((Dermochelys coriacea)
Elas são encontradas nos Oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, nos mares e em corais, uma exceção é a Tartaruga-Gigante ou De-Couro (Dermochelys coriacea) que é encontrada nos altos mares.
As Tartarugas Marinhas se alimentam de crustáceos, peixes, moluscos,esponjas e algas, que variam durante a época de suas vidas, novamente uma das exceções é a Tartaruga-Gigante que só se alimenta de Medusa (Molusco).
Todas as Tartarugas Marinhas Brasileiras estão ameaçadas de extinção, mas a única que ainda tem condições de se livrar dessa ameaça é a Tartaruga-Verde ou Aruanã, mas isso só será possível com a conscientização da humanidade.
Estimativa mundial da população das espécies de Tartarugas Marinhas Brasileiras varia de 34.000 a 800.000 fêmeas em idade reprodutiva.
Resumos Relacionados
- A Natureza Sempre Nos Surpreende
- A Tartaruga E A Lebre
- Tartaruga Com 2 Cabeças E 5 Pernas
- Parque Nacional Marinho Pede Socorro
- O Javali E A Tartaruga - Fábulas
|
|