"A psicologia do Vestir" Parte I
(Vários)
A Semiologia é uma ciência dos sinais e dos
sistemas dos sinais, ela surgiu a partir do entendimento que o signo é formado
por significado e significante, ou seja, conceito e som. Ela conscientiza sobre
comunicabilidade do vestuário.
Para o semiólogo tudo é comunicação, inclusive o
vestir é um ato de comunicar-se. Neste livro observamos seis diferentes
autores, todos renomados, explicitando suas perspectivas sobre como o ato de
vestir-se comunica quem somos, como somos ou a que viemos.
O primeiro é Umberto Eco que propõe o
ato de vestir como uma tomada nua e crua de consciência. A semiologia
conscientiza sobre a comunicabilidade do vestuário, mas Eco também se expande
não se atendo somente a moda, mas explanando que comunicamos também através do
nosso comportamento, gestos, e até mesmo inflexões de voz. Porém a moda, que é
o assunto em questão, poderia no seu ponto de vista atuar como linguagem
visual, ou seja, o ato de vestir quer expressar alguma coisa. Resumindo: a roupa
fala, a moda fala.
Renato Sigurtá se atém a delinear a
moda do âmbito masculino, ressaltando para tal três grandes pilares, segundo
ele, da moda, pilares estes que são: decoração, pudor e proteção. O pilar da
proteção, no entanto, se tornou um tanto quanto falho e ambíguo como cita o
autor: “Do ponto de vista da proteção, a excepção das situações extremas, o
homem como qualquer outro animal não necessitaria, portanto de mais do que um
refúgio quente para passar a noite.”
Quanto ao pudor o próprio autor
desacredita tal pilar, portanto, não se preocupa em explicitar mais. Contudo, a
decoração é a responsável pela convergência da maioria das opiniões como o
pilar, isto é, a verdadeira questão que fez a diferença. A decoração é o marcar
sua presença, é ser o foco das atenções, então assim se resume o objetivo
principal do vestuário segundo Sigurtá.
Continua
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