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Também em atividade física variar é o canal
(Esther Pinto)

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Se você é daqueles que querem fazer uma atividade física para auxiliar no controle da glicemia, mas já cansou de atividades comuns como a caminhada, os tradicionais jogos de bola ou outras práticas velhas conhecidas, não se desespere. Como em várias áreas do conhecimento, também na atividade física surgem novidades constantemente e escolher uma delas pode trazer nova motivação para quem tem no exercício físico um importante aliado na manutenção da saúde.Algumas variantes de velhas modalidades de exercício podem requerer que o praticante já esteja, de certa forma, familiarizado com os equipamentos que vai utilizar. Esse é o caso, por exemplo, do running ou do spinning, explica a professora de educação física Esther Pinto, do Diabest – Centro de Educação em Diabetes e Obesidade. “Esses são exercícios de alta intensidade, porque o praticante tem de ficar com freqüência cardíaca acima de 85%”, informa Esther.No running, são utilizadas esteiras de última geração para caminhadas e corridas. O spinning faz uso da bicicleta, onde o praticante procura vencer obstáculos gradativamente mais complexos. Em geral, as aulas dessas atividades são feitas em academias, com grupos e acompanhamento musical, que dá o ritmo de pedaladas e passadas.Outro exercício de alta intensidade que também pode ser instigante para quem quer variar um pouco é o spinning, feito em cama elástica. Numa aula desse tipo, o aluno vai descobrir que mesmo para pular é possível imprimir diferentes ritmos e coreografias diversas. “Também para os exercícios de alta intensidade o diabético deve se preparar para evitar problemas”, lembra a professora. Fazer o teste de glicemia antes da atividade e as correções que sejam necessárias, repetindo o teste ao final da atividade, é uma das principais precauções. Além disso, Esther enfatiza que não se deve praticar uma atividade física sem estar alimentado e que o ideal é evitar ter aulas em momento próximo do horário de pico da insulina, para não correr o risco de uma crise hipoglicêmica.Antes da atividade propriamente dita, é essencial fazer um aquecimento e alongamento dos músculos, assim como exercícios de relaxamento no final da aula. Para a atividade, o indicado é vestir roupas confortáveis, próprias para ginástica, e calçar tênis confortáveis e adequados para a modalidade escolhida.



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