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Globalização e Responsabilidade Social
(Tadeu B. Pereira Dias)

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Cenários, Demandas das Organizações
Globalização e Responsabilidade Social - Conclusões

Os cenários e demandas mais conflitantes que as organizações terão de enfrentar são:
- Descentralizar o poder e diminuir seus níveis hierárquicos;
- Assumir postura comprometida com a Responsabilidade Social;
- Novas Políticas de Remuneração e de Contratação de Funcionários;
- Nova Política de Cargos;
- Globalização.
Não há dúvidas que é um grande desafio para as organizações ingressarem no processo de globalização.
A história nos mostra, a trajetória desse processo ao longo dos tempos, que demanda não apenas investimentos, mas também, integração, econômica, social, cultural, política e tecnológica para que as empresas estejam inteiramente integradas a nova realidade desse fenômeno capitalista.
O processo de globalização é intrínseco a modernização e ao avanço tecnológico, e imprimem uma nova mentalidade organizacional onde as empresas, para a manutenção e ampliação de seus mercados precisam adotar novas posturas.
Se no passado as grandes preocupações das empresas estavam relacionadas ao preço de seus produtos e a qualidade dos mesmos, hoje a grande preocupação está focada na Responsabilidade Social.
Produzir mais pelo menor custo, produzir e entregar no menor tempo possível, produzir com qualidade total, focar a satisfação do cliente, aumentar a flexibilidade da empresa, não são mais os únicos fatores capazes de determinar a competitividade de uma empresa no mercado, a responsabilidade social empresarial é hoje o fator primordial de competitividade para os negócios.
Descentralizar o poder e diminuir os níveis hierárquicos proporciona agilidade e flexibilidade nos processos administrativos e de produção, contribui para que os funcionários tenham maior autonomia nas decisões, conseqüentemente, maior responsabilidade.
Com a extinção de alguns cargos, a tendência das empresas será em se utilizar cada vez mais de mão-de-obra terceirizada, como por exemplo: Prestadores de Serviços, Free Lancers, Temporários e Consultores.

utros pontos bastante conflitantes se referem às políticas de remuneração, formas de contratação de funcionários.
Estabelecer a idéia de que as novas formas de salários estarão vinculadas à produtividade e ao lucro da empresa e ou à competência individual de cada funcionário, abolindo o formato atual certamente gera um grande conflito ente o trabalhador e as empresas.
Concluindo; acredito que as organizações de maior porte e as multinacionais não somente estão preparadas para enfrentar esse novo cenário e demanda, como já estão em meio a este processo de mudanças e influenciam para que as de menor porte e as empresas nacionais se preparem para essa nova realidade que se desvenda para o mercado.



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