Internet e a Construção dos Sentidos e Significados
()
Existem diferentes maneiras de usar o computador na
educação. Uma maneira é informatizando
os métodos tradicionais de instrução.
Do ponto de vista pedagógico, esse seria o paradigma instrucionista. No entanto, o computador
pode enriquecer ambientes de aprendizagem em que o aluno, interagindo com os
objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. Nesse caso, o aluno não é mais instruído,
ensinado, mas é o construtor do seu próprio conhecimento. Esse é o paradigma construcionista, em que a ênfase está na aprendizagem, ao invés
de estar no ensino; na construção do
conhecimento, e não na instrução.
No entanto, a análise de um recurso computacional com
finalidades educacionais não pode ser feita sem considerar o seu contexto
pedagógico de uso. O mesmo só pode ser
considerado como “bom” ou “ruim” dependendo do contexto e do modo como será
utilizado. Portanto, para ser capaz de
qualificar um determinado recurso é necessário ter muito clara a abordagem
educacional a partir da qual esta ferramenta será utilizada e qual o papel do
computador nesse contexto.
Uma das tecnologias que veio para incrementar e facilitar
a interface entre o usuário e as informações disponíveis nos computadores é o hipertexto ou hipermídia.
O modo mais simples de definir hipertexto é contrastando-o
com um texto tradicional. Todo texto
tradicional, seja na forma impressa ou em arquivos de computador, é sequencial,
significando que existe uma sequência linear definindo a ordem na qual o texto
deve ser lido. O hipertexto, por outro
lado, é uma forma de organização da informação que dá suporte ao acesso não-sequencial. Não existe uma ordem única que determine a
sequência na qual o texto deve ser lido.
O hipertexto apresenta várias opções diferentes ao
aprendiz, e este, individualmente, determina qual delas seguirá no momento em
que estiver lendo o texto. Isso
significa que o autor do referido texto deixou algumas alternativas para os
leitores explorarem, ao invés de um único fluxo de informações.
A definição tradicional do termo “hipertexto” implica que
é um sistema para lidar com texto puro.
Como muitos sistemas atuais também incluem, de fato, a possibilidade
para trabalhar com gráficos e várias outras mídias, como voz, vídeo, texto,
imagem e animação, algumas pessoas preferem usar o termo “hipermídia” para
destacar os aspectos de multimídia do seu sistema. Portanto, para este propósito de estudo será caracterizado hipertexto, como texto puro, e hipermídia, como o hipertexto associado
à multimídia.
Um documento hipermídia faz uso de informações em diversas
mídias e além disso requer que estejam organizadas associativamente. Para uma melhor compreensão, pense nas
páginas da Internet, que ao clicar em uma palavra, é possível descobrir um
texto, vídeo, imagem, animação ou mesmo outra página. É através desta concepção que a Internet se popularizou, tornando-se esta imensa rede de dados e
informações, que pode ser usada amplamente como meio educacional.
Grande parte das pesquisas vêem hipertexto como uma
ferramenta computacional que interage com o pensamento humano. O processo de pensamento não constrói novas
idéias sequencialmente, ao contrário, atua em várias frentes ao mesmo,
desenvolvendo e rejeitando idéias em diferentes níveis e cada uma
relacionando-se e contribuindo com outras.
Os sistemas hipermídia favorecem o aprendizado ao oferecer
ao estudante controle sobre a experiência de aprendizagem. Não é desejável, no entanto, que o aluno
seja obrigado a seguir uma sequência fixa, pois cada um pode tomar suas
próprias decisões a fim de satisfazer suas necessidades e objetivos, no seu
próprio ritmo e de acordo com seu conhecimento prévio.
O aprendizado ocorre quando novas estruturas cognitivas
são construídas via associação de novos elementos com outros jáexistentes. Quanto mais ligações
puderem ser feitas entre o conhecimento anterior e o novo, melhor a informação
será compreendida e mais facilmente ocorrerá o aprendizado. Desta forma, o aluno somente aprenderá se as
informações lhe forem significativas.
Resumos Relacionados
- O Que é Hipertexto?
- Unicamp
- Métodos E Técnicas No Uso Das Novas Tecnologias
- Www.animerpg.vai.la
- O Labirinto Da Hipermídia
|
|