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Dicas automotivas 3 - Sistema de Recarga
(Luís Henrique Tamura)

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Para entender o que é o sistema de recarga dos veículos motorizados, vou citar um exemplo simples.Imagine que a bateria do seu automóvel seja uma caixa d'água.Imagine que a água contida nesta caixa seja a carga (energia) que a bateria contém.Temos as torneiras como as lâmpadas, rádio, aparelhos, etc.A vazão que existirá pelo uso das torneiras, fará com que a caixa perca o seu nível.O mesmo ocorre quando se faz uso das lanternas, limpador de pára-brisa, em um veículo.Para manter o sistema em funcionamento, do mesmo modo como uma caixa d'água conta com o abastecimento por meio de uma rede de alimentação proveniente dos encanamentos urbanos, a bateria conta com um equipamento que fará com que a bateria tenha alimentação contínua enquanto o veículo estiver em funcionamento. Este equipamento é o gerador, denominado alternador. Nos veículos antigos fabricados pela Volkswagen, o Fusca (como é conhecido no Brasil), tanto quanto a Kombi, eram dotados de um dínamo que em associação a outro componente, o regulador de voltagem, monitorava a bateria de modo a conferir que esta permanecesse com a voltagem adequada.Praticamente todos os veículos modernos, fazem uso de uma bateria de 12 volts. Para manter o sistema em perfeitas condições o alternador fará com que a alimentação seja permanente entre 13,5 e 14,5 volts.Assim, quando o veículo está em funcionamento, ele tem um consumo em torno de 0,8 a 1,2 Amperes/hora. Ou algo em torno de 0,3 a 0,5 volts.Este consumo é gerado pela bobina que está convertendo os 12 volts em até 30.000 volts para a centelha na câmara de combustão.Com o uso das lanternas este consumo aumenta, associando-se limpador de pára-brisa, faróis, etc, o aumento é ainda maior.Para evitar que a bateria perca a sua carga, o alternador aumenta a carga progressivamente até o limite de sua capacidade.Alguns alternadores são dotados de capacidade até 120 Amperes. Veículos de menor porte, em geral são dotados de alternadores com capacidade limite de até 45 Amperes. Quando são equipados com sistemas de ar condicionado, sua capacidade precisa ser maior e terá até 90 Amperes.Alguns defeitos podem ocorrer com a perda de referência de carga.Isso ocorre quando um usuário esquece um componente ligado, como as lanternas, ou luz do teto, rádio, coisas assim.Ao chegar no veículo, encontra-se a bateria totalmente descarregada.Muitos conectam cabos em paralelo com outra bateria carregada.O veículo então funciona, mas por absoluto desconhecimento de causa, desliga-se os cabos que estão conectados à bateria carregada. O que acontece?A bateria fornece uma referência de carga para o alternador.Quando a bateria está com 12 volts, ou algo em torno disso, o alternador irá recarregar o sistema com voltagem entre 13,5 a 4,5 volts.Se a voltagem apresentada for de 10 volts, ele irá recarregar em 16 volts. Se estiver em 8 volts, carregará em 18 e se estiver em 0 Volt, carregará em 24 volts, provocando a queima de todos os componentes elétricos, eletrônicos, podendo danificar até o módulo da injeção eletrônica.Alguns, por desconhecimento de causa, ainda fazem com que o veículo que não está com a bateria recarregada, venha a funcionar em uma descida pegando "no tranco", como se diz no Brasil.Também é um erro grave, porque não se sabe qual a voltagem que a bateria possuía no momento em que estava descarregada, estando sujeito à queima do alternador e dos componentes eletrônicos.



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