Dicas automotivas 6 - Dimensionamento dos fios
(Luís Henrique Tamura)
O sistema de iluminação de uma maneira geral, obedece aos critérios determinados pelo fabricante, onde existe o que é denominado dimensionamento dos fios e da instalação elétrica.O dimensionamento da parte elétrica é que determina a espessura dos fios conferindo a limitação e conseqüente capacidade para cada função do sistema elétrico.Por exemplo, os fios que estão ligados à iluminação na aplicação das lanternas exteriores, conta com uma fiação elétrica que não supera a amperagem de 15 Ah.Em muitos casos, a amperagem chega a ser de apenas 10 Ah, ou até menos. Nestes casos, os fios são mais finos.Isso porque a lanterna exterior só pode utilizar uma potência limitada à 10 Watts, o que incorre em amperagem pouco superior à 3 Ah.A iluminação por parte das lanternas dianteiras só podem contar com potência máxima de 5 Watts.Já as luzes de freio, indicadores de direção e luz de ré, têm capacidade de até 21 Watts, na maioria dos veículos.Muitos motoristas acreditam que as luzes de freio são insuficientes, em outros casos, aumentam até a quantidade de lâmpadas para as setas.O que desconhecem é que o dimensionamento foi determinado pelo fabricante para suportar, por exemplo, duas lâmpadas no freio traseiro, incorrendo em potência de duas lâmpadas de 21 watts, ou seja, 42 watts representando pouco mais de 11 Ah.Ao se adicionar mais lâmpadas para o freio traseiro, a potência total será de 84 watts, ou algo muito próximo do que é consumido pelas luzes de farol auxiliar.Basta lembrar que as luzes dos faróis têm potência de 50 watts em farol baixo e 55 watts em farol alto.O que isso pode acarretar? A sobre-carga no sistema fazendo com que os pontos vulneráveis da instalação elétrica fiquem comprometidos.Os pontos vulneráveis são aqueles onde os contatos são realizados, como a caixa de fuzíveis que alimenta o sistema das luzes de freio, o interruptor de freio, que aciona as luzes por meio da pressão exercida no pedal de freio, bem como todos os contatos intermediários entre a luz de freio e a central elétrica (caixa de fuzíveis).Os contatos intermediários são aqueles onde a fiação elétrica é conectada. Estes contatos são os que conferem a saída do fio de alimentação do interruptor de freio, proveniente da caixa de fuzíveis, os fios que saem da central para a parte traseira desde a proximidade com a caixa e os contatos elétricos com a placa de circuito onde se encontra o alojamento das lâmpadas de freio na lanterna traseira. Já observei muitos motoristas que chegam a ligar até três luzes de freio em cada lado traseiro, causando uma potência total em cada lado de 66 watts, onde o total é de 132 watts. Isso simplesmente supera a potência total dos faróis originais do veículo que só chega à 110 watts.O resultado disso é que o interruptor de freio derrete, os contatos da caixa de fuzíveis também, bem como os contatos elétricos na placa das lanternas traseiras.Para que o problema não ocorra, é necessário que a instalação seja redimensionada com um rele auxiliar para fazer a função de alimentar todo o sistema de iluminação dos freios traseiros, pois um rele auxiliar com potência de até 40 Ah, tem condições de suportar toda esta corrente que alcançará até 36 Ah.Muitos veículos são dotados de uma terceira luz de freio. Esta tem a finalidade de antecipar a frenagem aos veículos que estiverem atrás de si permitindo que até o quinto veículo perceba que os veículos à sua frente irão parar, evitando o abaurroamento em série.O mesmo problema deve ser evitado quando se pretende fazer uso de lâmpadas não originais, ou quando se quer instalar lâmpadas muito superiores às originais de fábrica.Um bom exemplo é quando o motorista quer fazer uso das lâmpadas de Xenon, ou as Cool Blue.Estas lâmpadas têm potência de até 100 watts, enquanto que as originais são de 55 watts.Aumentar em algo próximo ao dobro da potência pode fazer com que os fiossofram um aquecimento que será refletido ao sistema causando o aquecimento dos contatos dos respectivos fuzíveis na caixa de fuzível e até o aquecimento do comutador de luz que se encontra na chave direcional (na maioria dos veículos modernos).Também neste caso, o problema é contornável com a instalação de reles auxiliares, onde serão necessários dois reles auxiliares para cada fase de cada lado dos faróis, ou seja, farol baixo direito, farol baixo esquerdo, farol alto direito, farol alto esquerdo. Em cada um, um rele.
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