O que é uma Perturbação de Humor?
(Evaristo; M.)
Etiologicamente, humor provém do latim humore – «líquido» que significa disposição de ânimo, temperamento, índole ou veia cómica. Na linguagem popular estar com os humores significa estar mal disposto e ter sentido de humor equivale a ter graça.
De acordo com Dubovsky, S., & Dubovsky, A. (2004), em geral, o termo afecto refere-se às manifestações cambiantes externas do tônus emocional de um indivíduo, enquanto que o humor é uma orientação emocional mais persistente, que dá colorido à psicologia do mesmo.
O percursor na classificação dos tipos de humor foi o médico grego Hipócrates (que forjou os termos melancolia e mania) e os primeiros diagnósticos formais de episódios alternantes de mania e depressão como uma doença única surgiram em 1854, através das descrições independentes de dois médicos franceses, Falret e Baillarger (Dubovsky, S., & Dubovsky, A., 2004).
Os psiquiatras descritivos alemães estabeleceram a distinção entre depressão endógena (vital ou melancólica) e depressão reactiva donde derivou a classificação da depressão feita de acordo com a presença ou a ausência de um factor psicossocial precipitante. De acordo com esta classificação, adoptada pelo modelo biológico, a depressão reactiva desenvolve-se como reacção a um stresse externo ao passo que a depressão endógena não apresenta um factor precipitante identificável e é considerada o resultado de um défice de dois neurotransmissores, a noradrenalina e a serotonina. Os factores biológicos e genéticos também são apontados, na literatura da especialidade, como factores que influenciam ou predispõem os indivíduos para a depressão.
No DSM-IV-TR as Perturbações do Humor dividem-se em Perturbações Depressivas («depressão unipolar»), Perturbações Bipolares e em duas perturbações baseadas na etiologia, a Perturbação de Humor Devida a Um Estado Físico Geral e a Perturbação de Humor Induzida por Substância.
Nota: Este resumo é de um trabalho académico.
Referências:
American Psychiatric Association (2002). DSM-IV-TR. Lisboa: Climepsi Editores.
Dicionário da Língua Portuguesa (1991). Porto Editora.
Dubovsky, S., & Dubovsky, A. (2004). Transtornos do humor. Porto Alegre: Artmed.
Resumos Relacionados
- Depressao
- O Que é A Depressão?
- O Que é O Pânico?
- O Que é Depressão?
- O Que é Uma Perturbação De Personalidade?
|
|