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ARTIGO: DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM EMPRESAS FAMILIARES
(: REVISTA FAE; CURITIBA; V.4; N.1; P.17-26;)

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Este artigo comenta sobre um estudo realizado, onde mostra o entendimento e a percepção dos empresários quanto à importância do planejamento financeiro no desempenho organizacional. O tema principal deste artigo é a função do planejamento financeiro como sendo determinante no sucesso e insucesso de uma organização, como um foco específico na empresa familiar. A empresa familiar é a junção de esforços e recursos para um dado fim, com a presença de uma determinada família no empreendimento. E o conceito de empresa familiar nasce normalmente com a segunda geração de dirigentes. Na análise de uma empresa familiar verifica-se o ciclo de vida deste empreendimento e o ciclo de vida de seus proprietários. As crises nas empresas familiares quando existe transmissão de poder, do fundador para o seu sucessor e gerações seguintes. A crise se instala quando a segunda geração tem experiência suficiente para assumir maior responsabilidade na administração geral da empresa e a primeira geração não está preparada para partilhar responsabilidades. Quase sempre, está crise coincide com o estágio de sucesso do negócio. Se a empresa, apesar dos problemas e crises com sucessão, consegue permanecer existindo ao longo do tempo, isto significa que a terceira geração, desde cedo, se habitou a usufruir os ganhos que a família obteve por meio da empresa. De geração em geração, a empresa familiar assume características diferenciadoras a tal ponto que parece ser um novo negócio a cada mudança de comando. É um empreendimento diferente a cada geração, devido às crises e rupturas. O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, com a finalidade de evitar surpresas e desenvolvimento de planos alternativos de providências a serem tomadas caso ocorram imprevistos. É desenvolvido por meio de projeções, com estimativas mais próximas possíveis da posição econômico-financeira esperada. Trata-se de uma forma de garantir que os objetivos e planos elaborados em relação a áreas específicas de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes. O plano financeiro é uma tentativa de quantificar os resultados financeiros prováveis da agregação de objetivos, estratégias, planos e políticas da administração para um período específico, partindo, portanto, de um planejamento orçamentário. Com a globalização, modificou o cenário organizacional, prevendo-se o fim das organizações tradicionais, onde a administração passa a ser analisada pelo seu desempenho. Novos valores de desempenho e definições virão com o comprometimento dos trabalhadores do conhecimento, porém não é o fim dos controles e demonstrativos financeiros, mas sim, um processo de planejamento hábil e interativo.



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