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Identidade étnica, identificação e manipulação
(Roberto Cardoso de Oliveira)

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OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. “Identidade étnica, identificação e manipulação”. In: Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976. CONTATO INTERÉTNICO: relações que têm lugar entre indivíduos e grupos de diferentes procedências ‘nacionais’, ‘raciais’ e ‘culturais’. GRUPO ÉTNICO designa uma população que: a) se perpetua principalmente por meio biológicos b) compartilha de valores culturais fundamentais
c) compõe um campo de comunicação e interação d) tem um grupo de membros que se identifica e é identificado por outros como constituinte de uma categoria distinguível de outras Barth acentua que o fato de compartilhar culturas comuns pode ser vista como conseqüência não como fato causa dos grupos étnicos. O aspecto cultural é enfatizado como forma de classificar indivíduos ou grupos locais. Desse modo, as diferenças passam a ser entre culturas, não entre organizações étnicas. Oliveira pergunta: Até onde esse critério dá conta da persistência da identificação étnica de pessoas e de grupos, quando praticamente não se ‘observa’ traços culturais manifestos diferenciais? | Identificação étnica refere-se ao uso que uma pessoa faz de termos raciais, nacionais ou religiosos para se identificar e, desse modo, relacionar-se aos outros. A interconexão entre grupo étnico e cultura é sujeita a confusões. | Um mesmo grupo com os mesmos valores e idéias defrontados com diferentes oportunidades em diferentes meios seguiriam diferentes padrões de vida, institucionalizaria diferentes formas de comportamento. Para Oliveira, estas diversidades não refletem diferenças na orientação cultural. Como deveriam ser classificados se formas institucionais explícitas forem diagnosticadas? Identidade étnica é irredutível às formas culturais e sociais altamente variáveis (o que explica o fato de os negros no Brasil constituírem um grupo étnico). GRUPO ÉTNICO – forma de organização social. Na medida em que os agentes se valem da identidade étnica para classificar a si próprios e os outros para propósitos de interação, eles formam grupos étnicos em seu sentido de organização.
INVESTIGAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL (EM SUA EXPRESSÃO ÉTNICA) – apreensão dos mecanismos de identificação é fundamental porque refletem a identidade em processo. A identidade social e a identidade pessoal são parte, em primeiro lugar, dos interesses e definições de outras pessoas em relação ao indivíduo cuja identidade está em questão.
As identidades pessoal e social são reflexivas. Tal reflexividade é dada pelas relações sociais orientadas por código de categorias destinado a orientar o desenvolvimento dessas relações. ÂMBITO DAS RELAÇÕES INTERÉTNICAS – exprime-se como sistema de ‘oposições’ o contrastes. IDENTIDADE CONTRASTIVA – base da identidade étnica. Implica a firmação do ‘nós’ diante dos ‘outros’, não se afirma isoladamente. A identidade étnica afirma-se negando a outra identidade. ETNOCENTRISMO – identidade étnica em seu estado étnico mais ‘primitivo’. Através dos nossos valores não julgamos apenas os dos outros, mas ‘os outros’. RELAÇÕES INTERÉTNICAS – dominação/sujeição ESTIGMATIZAÇÃO – meio de remover minorias do caminho da competição (E. Goffman) CATEGORIAS ÉTNICAS – componentes de um sistema ideológico, carregadas de valor. IDENTIFICAÇÃO – processo de emergência da identidade. ASSIMILAÇÃO – processo pelo qual um grupo étnico se incorpora noutro, perdendo sua peculiaridade cultural e sua identificação étnica anterior. IDENTIDADE NEGATIVA A identidade negativa é a soma de todas aquelas identificações e os fragmentos de identidade que o indivíduo tem que reprimir em si mesmo por serem indesejáveis ou irreconciliáveis, ou pelo qual indivíduos atípicos e minorias marcadas são forçados a se sentir ‘diferentes’. No caso de crises agravadas, um indivíduo (ou mesmo um grupo) pode perder as esperanças de ter habilidade para conter esses elementos negativos uma identidade positiva GRAMATICALIDADE DA RELAÇÃO DE IDENTIDADE – constituição de pares de identidades combinadas (professor-aluno, pai-filho, marido-mulher etc.) NÃO-GRAMATICALIDADE DA RELAÇÃO DE IDENTIDADE – incongruência de pares de identidade. GRAMÁTICA DA IDENTIDADE SOCIAL: 1. todo indivíduo possui mais identidades do que poderia assumir a um só tempo numa dada interação; 2. para qualquer identidade assumida por alguém há apenas um número limitado de identidades combinadas, isto é, suscetíveis de serem assumidas pelo outro indivíduo, contraparte da interação.



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