BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Kawasaki Ki.61
(E.R. Hickel)

Publicidade
Caça monoplano Ki.61 Hien (andorinha).
A Kawasaki adquiriu a licença para construir o motor alemão DB 601 em 1937
e o motor resultante, aperfeiçoado e tornado mais leve, saiu em agosto de
1940 sob a denominação Ha-40. Partindo desse motor, a Kawasaki planejou
o Ki.60 e um caça mais leve designado Ki.61 Hien. O primeiro aparelho ficou
pronto em dezembro de 1941 e voou bem, alcançando 600 km/h. Durante o primeiro
semestre de 1942 o protótipo foi testado exaustivamente, tendo muito bom
desempenho ao enfrentar, em combate simulado, um P-40E, capturado, e um
Bf-109E, enviado ao Japão num submarino. O submarino também trouxe 800 canhões
Mauser 151, os quais foram colocados na maioria dos Ki.61 finais, a despeito
da insegurança no fornecimento da munição que era disparada eletricamente.
A fábrica em Gifu entregou 2.654 (conforme dados oficiais, 2.750) Ki.61-I
e lA, sendo este último redesenhado para ser de fácil manutenção e melhor
poder de manobra. Eles entraram em ação próximo à Nova Guiné em abril de
1943 e mantiveram-se constantemente envolvidos em combates nos céus, tendo
mais tarde se transferido para as Filipinas e, finalmente retornado ao Japão.
Em 1944 o Ki.61-II, estava saindo das linhas de montagem equipado com um
motor pouco confiável, que não preenchia as demandas da produção. O II possuía
uma asa maior e um novo teto, porém foi logo substituído pelo IIA, com a
velha e já aprovada asa. Somente 347 aparelhos de todas as versões II foram
construídos e, no início de 1945, uma das estruturas sem motor foi adaptada
com um motor radial Ha-112. A despeito da repentina e improvisada conversão
foi, sem dúvida, o melhor caça jamais fabricado no Japão. Com desesperada
pressa, esse aperfeiçoado aparelho começou a ser produzido como Ki.100.
Um dos primeiros Ki.100 destruiu 14 Hellcat sem sofrer baixa, em sua primeira
grande batalha sobre Okinawa, e esta máquina, fácil de ser pilotada e fabricada,
teve um desempenho muitíssimo bom contra as B 29 e caças aliados até o fim
da guerra. O codnome aliado para o Ki.61 era "Tony". O modelo Ki.61 tinha um motor Kawasaki Ha.40 com 1.170HP de potência. A envergadura era de 12,00m e comprimento de 8,75m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.250Kg; atingia a velocidade máxima de 592Km/h, com alcance de 1.100Km e teto de 11.600m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).



Resumos Relacionados


- Kawasaki Ki.100

- Macchi Mc.205

- Caproni-vizzola F.5

- Kawasaki Ki.60

- Caproni-vizzola F.4



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia