O totemismo como religião elementar
(Émile Durkheim)
http://trabalhartrabalhar.blogspot.com/DURKHEIM, Émile. "O totemismo como religião elementar". In : As formas elementares da vida religiosa. São Paulo : Edições Paulinas, 1989. Cap. IV. p. 81-92. DURKHEIM propõe-se, neste texto, a identificar o totemismo como religião primeira, primordial. Ele inicia comentando a concepção de animistas e naturistas do sagrado. Para os animistas, o sonho seria o ponto de partida para a evolução religiosa, para os naturistas, certas manifestações cósmicas. Tanto para uns como para outros a religião nasce na natureza, idéia à qual Durkheim se opõe.Durkheim vai buscar o caráter do sagrado fora dos homens e do mundo físico. Para ele, o totemismo é essa religião primeira, do qual derivam o animismo e o naturismo. A palavra totem surgiu na literatura etnográfica pela primeira vez no livro de J. Long, em 1791. Após durante muito tempo sendo reconhecido como uma instituição americana, o totemismo foi identificado na Austrália em 12841, por Grey, o que fez com que passasse a ser considerado um sistema que possui certa generalidade. Mac Lennan foi o primeiro a apontar o totemismo como a religião a partir da qual se originou vários outros cultos, como os cultos zoolátricos e fitolátricos. Durkheim discorda. Morgan, em sua Ancient Society, de 1887, observou que o totemismo era o fundamento da sociedade dividida em clãs. Neste mesmo ano, Frazer lança o livro Totemism, no qual concorda com as idéias de Morgan. Robertson Smith, para além da manifestação, buscou os princípios das crenças totêmicas. A tradição americana debruçou-se sobre três sociedades: TRIBOS/PESQUISADORES Os Tlinkit, os Haida, os Kwaliut, os Salish e os Tsimshian - tribos do Noroeste => Dall, Krause, Boas, Swaron e Hill-Tout Os Sioux => Dorsey Os índios Pueblo- tribo do centro da América do Norte => Mindeleff, sra. Stevenson e Cushing A partir de fatos recolhidos dessas sociedades que Frazer elaborou a sua obra O ramo de ouro, chamada por Durkheim de "incompleta e hipotética", em sua proposta de traçar uma visão de conjunto do totemismo. Para Durkheim, somente Baldwin Spencer e F. J. Gillen empreenderam um estudo mais rico sobre o totemismo, que exerceu grande influência sobre o etnólogos posteriores: The Native Tribes of Central Australia, na qual estudam os Arunta, os Luritcha e os Urabunna, e The Nothern Tribes of Central Australia, na qual estudam as tribos ao norte dos Urabunna. O método adotado por Frazer ao proceder o seu estudo sobre o totemismo é criticado por Durkheim. Para ele, a filiação de Frazer ao que ele chama de "escola antropológica" justifica o método por ele adotado, pois para Durkheim ela não situa as religiões nos meios sociais nos quais estão inseridas, priorizando as bases universais da religião, a busca da determinação da natureza religiosa do homem.
Durkheim recusa este método e aponta as razões: para o sociólogo, assim como para o historiador, os fatos sociais devem ser estudados levando-se em consideração o contexto do qual fazem parte, o que não permite a comparação entre fatos sociais de sociedade diferentes. Através do método comparativo, diz Durkheim, somente sociedades do mesmo tipo podem ser comparadas. Ele diz que o fato de se comparar fatos tomados de diversas sociedades prejudica o conhecimento verdadeiro das mesmas, pois torna-se impossível conhecer cada uma delas de forma competente. Com relação à utilização do método comparativo ele diz que só um estudo pormenorizado de um pequeno número de sociedades pode garantir resultados sérios.
Ele critica as numerosas comparações efetuadas através do método comparativo e, com isso, justifica a escolha das sociedades australianas como objeto de estudo alegando a possibilidade de análise mais acurada das mesmas.
O totemismo americano é apontado por Durkheim como uma fase avançada do totemismo australiano, partindo daí a justificação à remissão a esse sistema ao empreender o estudo das tribos australianas.
Resumos Relacionados
- Algumas Formas Primitivas De Classificação
- Antropologia Da Religião
- As Formas Elementares Da Vida Religiosa
- Regras Para O Método Sociológico
- Regras Relativas à Observação Dos Fatos Sociais
|
|