BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


http://pnascim1.planetaclix.pt/trampolim/100mais.pdf
()

Publicidade
100 +, toma!
Este post é dedicado com muito amor e carinho ao Sr. Opinador, jornalista e director do jornal  100 +, R. Tavares.

Na edição de Sábado, 8 de Setembro do ano de Sua Graça de 2007 do jornal semanário 100 + a 50 cents o maço, página 3 canto superior direito foi incluído um artigo de opinião de R. Tavares com o título "Perversão bloguista". Até aqui tudo bem, mas quando se começa a ler o referido artigo soltam-se as seguintes preciosidades, quais gemas ou diamantes brutos, portando, por delapidar:

Logo no início o artigo começa de forma melodramática, próprio de quem se julga importante ou conhecedor de porra nenhuma e que passo a transcrever, julgo que literalmente:

"O mundo novo que a Internet nos trouxe, tornando-nos mais próximos e mais globais, tem ainda um conjunto de problemas para resolver, sendo que a falta de regras e a ausência de validação dos conteúdos são, de longe, as mais preocupantes."

Hmmm que profundo mas não augura nada de bom, nunca chegarei a perceber porque é que as pessoas insistem em capitalizar o termo "internet", será uma instituição ?, uma grande empresa ?, a fábrica do meu tio no Norte ? na minha humilde perspectiva sendo a mais democrática e popular de todas as ferramentas inventadas pelos seres vivos do tipo humano não entendo por que se insiste em optar pelo 'i' grande! Opiniões... cada uma tem as que quer e pode.

Mais próximos e mais globais - verdade Lapalissiana portanto insofismável ou inquestionável, mas pergunto eu que gosto de fazer perguntas desconfortáveis; e então o que dizer acerca do transporte a cavalo, sinais de fumo, o Pony Express, telégrafo, telefone, dois copos de iogurte atados com um fio, rádio, televisão e o satélite espacial ? (acho que cronologicamente não me esqueci de nada, desde já aqui me reverencio publicamente caso tenha cometido algum pecado capital, mormente não seja jornalista encarteirado ou sem carteira).

E então o que dizer dos problemas ainda por resolver consequentes dos media acima crono-enumerados ? Nem sei como o mundo conseguiu sobreviver todos estes séculos... arre, ele há com cada um...

"...sendo que a falta de regras e a ausência de validação dos conteúdos são, de longe, as mais preocupantes..."

Pronto, agora é que o caldo está entornado, definitivamente, e logo eu que não gosto de despentear-me por dá cá aquela palha, FALTA DE REGRAS - AUSÊNCIA DE VALIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS!!!

Se calhar a internet é apenas um grande arranha-céus ali para os lados de Manhattan, e por tal tem que haver regras do tipo:

a que horas abre;
a que horas fecha;
trabalha aos feriados e fins-de-semana;
quantos elevadores tem;
quantas pessoas por elevador;
a porta do hall de entrada estará devidamente dimensionada para comportar americanos de 180 Kg papadores seriais de hamburgers ?
e quanto aos grupos étnicos?, bem esgalhada esta hem, poderão entrar Judeus e Afro-Americanos?, ou só caucasianos com perfil dimensional e volumétrico craniano descrito nos primeiros capítulos de "The Mismeasure of Man" de Stephen Jay Gould ?
etc. ?
Cálculos de estabilidade da especialidade trolha de engenharia civil ?
Quem faz os cálculos de estabilidade ?
Foi um engenheiro de 1ª categoria (inscrito na Ordem dos) ? ou será que foi um engenheiro de 5ª categoria (do género que nem está inscrito na Ordem, na Associação dos Engenheiros Técnicos, no Sindicato dos, na DGE, ANACOM, etc. etc.
etc. ?
E se um desses engenheiros ascende a primeiro-ministro ? Como é que é então, estará o mundo pronto para mais este fardo?
etc.
(são muitos etc. é certo, mas todos eles bem pertinentes e deliciosos)

Portanto há que regulamentar a internet ? É isso ? E essa coisa perigosíssima com mais de 2000 anos que dá pelo nome de "Democracia", imagine-se, também terá que ser regulamentada por um diploma legal do tipo "ditadura" ou "josé estalinismo" ? São questões pertinentes estas, façamos um referendo, JÁ! Tudo para o Ultramar.

E o pai da internet, será o Tim-Berners Lee ou o eterno vice-presidente Al Gore ? Se calhar foi o Ricardo Araújo ? Quiçá, ou até talvez eu que não gostando de puxar dos meus galões devo confessar aqui entre estas páginas electrónicas surdas, electrões e partículas quânticas que fui eu, sim eu, que inventei os Gato Fedorento. E já agora para que não fiquem quaisquer dúvidas, foi o meu avô que inventou os Monthy Python.

A da "AUSÊNCIA DE VALIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS" não me sai da cabeça, e só ainda vou no primeiro parágrafo da dissecação jornalística. ..

Então senhores, alguém já ouviu falar de mecanismos de auto-regulação?, essa coisa da procura versus oferta é algo muito estranho que, confesso, nunca entendi a fundo. Tudo claro está, porque gazeteiro como sempre fui, faltei a essa aula de Economia 101...

A propósito de fardos de palha, qualquer bloguista da treta, este mesmo incluído, sabe que o serviço Blogspot desde há muitas luas, agora Blogger desde que adquirido pelo Google, tem o seguinte mecanismo demencial:



Bandeirola gráfica voltada para a esquerda (sem qualquer conotação política por supuesto + texto "ASSINALAR BLOGUE", oi, atenção que é "Assinalar Blogue" não é "ASSASSINAR BLOGUE", nada de entusiasmos pindéricos, com a seguinte nota de tipo "baloon": Notifique o Blogger sobre conteúdos passíveis de objecções nesta página.

Os objectores de consciência que se cuidem, isto dos Blogues só pode ser obra do Demo (software de demonstração para os não informáticos), nada a ver com a obra de Gil Vicente.

Esta rapaziada do Google e do Blogger devem ter tido como mentores o Lenino, Zé Estaline, Mau Zsé Tunga e toda a cáfila subsequente e persistente em desaparecer nos nossos dias, só pode, ou então passaram pela universidade dos Khmers Vermelhos onde devem ter fumado pelos do extremo do recto em quantidades cavalares.

"AUSÊNCIA DE VALIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS", fosgasse, é demasiado para este rapazinho de província, colou mesmo...

Bom, sem mais demoras, sigamos com a delapidação das profusas gemas:

"..dramas da actualidade...", claro os Blogues são de facto um drama contemporâneo, o que será a guerra no Iraque, a fome em África, a SIDA, a estupidez galopante, o futebol em Portugal, o caso Casa Pia, o caso Maddie (a propósito já assegurei os direitos para a versão Hollywoodesca deste, ia chamar drama, mas refreie-me ainda a tempo, hiiiiiii (onomatopeia de relinche cavalgar para o pessoal das barracas que não tem a escolaridade obrigatória - ou seja - o 9ºano, ou será 12º ano, ou será Bacharelato? Licenciatura? Pré ou Pós Bolonha, Phd?) e que se irá chamar apropriadamente "Portugal 15 - Inglaterra 0, ou simplesmente: 15 a 0"), e pronto agora com tanto parêntesis (ou parentis como se diz em algumas regiões que convém não desprezar), perdi completamente o fio à meada. Razão tem o nosso nóbel ou nobel que se está borrifando para os sinais de pontuação e afins. É que a questão dos parêntesis, prontus - parentis, é de suma importância dado que na seguinte expressão:

((2*3)+5)/4 não é uma equivalência algébrica a "qualquer jornalista pode opinar sobre tudo, mesmo sem saber patavina do que está a falar"

Não pode mesmo, e não me chamo Salazar, mas o meu avô, Deus tenha em paz, é que tinha razão:

- Uma pessoa que não sabe do que está a falar, CALA-SE.

(ou então vai para presidente da ANETi, prontus...)

Este precioso ensinamento (teria eu 4 ou 5 anitos) ficou gravado na minha mente, esquisita é certa, qual gravação palimpsestica (porra, como escrevo bem, sou um gajo culto e até sei idiomas, e ignoro deliberadamente que o dicionário do meu computador assinalou como palavra errada - não quero saber). E notar que o meu avô era um eminente Comunista da velha escola, pelo que estou muito à vontade para dizer o que digo, ao contrário de alguns que emitem opiniões gratuitas e que são verdadeiros Taj Mahal à estupidez crónica em Portugal desde tempos imemoriais, e, ou eu me engano muito, ainda a perdurar por muitas gerações vindouras



Resumos Relacionados


- Http://violenceorrespect.tripod.com

- Tempestade Tropical

- "incremente Seu Msn"

- Algumas Frases Sábias De Aristóteles

- Google: Nova Aliança Com Jornais



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia