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Kawasaki Ki.78
(E.R. Hickel)

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Caça monoposto Ki.78. O desenvolvimento do KEN III (Kensan III) iniciou-se em 1938 como um projeto da iniciativa civil para obtenção de uma aeronave para pesquisa de vôo em alta velocidade. Também se planejava utilizar o KEN III numa tentativa de quebrar o recorde mundial de velocidade. O Exército Imperial Japonês requisitou o projeto no iníco da guerra, dando-lhe a designação Ki.78. O Ki.78 introduziu muitos conceitos avançados de desenho para a aviação japonesa e o motor, de fabricação germânica, foi modificado para incorporar sistemas de injeção metanol-água; na realidade foi o primeiro sistema deste tipo a ser empregado no Japão. Uma réplica em madeira foi completada em maio de 1941 e dois protótipos foram encomendados. A construção do primeiro protótipo iniciou-se em setembro daquele ano e o primeiro vôo ocorreu em 26 de dezembro de 1942. Os primeiros testes mostraram que era difícil voar com o Ki.78 em baixa velocidade e em velocidades acima de 630 Km/h experimentava-se características de vôo desfavoráveis. Não obstante, no 31º teste de vôo, em 27 de dezembro de 1943, o Ki.78 alcançou a marca de 700 Km/h a 3.500 m de altitude. A meta para o projeto era 850 Km/h! Após o 32º vôo, em 11 de janeiro de 1944, todos os testes foram suspensos. O segundo protótipo nunca foi concluído. Como não entrou em operação, não houve codnome aliado para o Ki.78. O modelo Ki.78 tinha um motor Daimler-Benz DB 601A com 1.175HP de potência. A envergadura era de 8,10m e o comprimento de 8,00m. Suportava peso máximo de decolagem de 2.750Kg; atingia a velocidade máxima de 650Km/h, com alcance de 600Km e teto de 8.000m. A aeronave não teve armamento instalado.



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