Kawasaki Ki.91
(E.R. Hickel)
Bombardeiro pesado de longo alcance Ki.91 para 8 a 10 tripulantes. Já
por volta de 1943, os bombardeiros japoneses em serviço, tanto na
Marinha como no Exército, estavam ficando inadequados para as missões
que se apresentavam. Por muito tempo os projetistas japoneses ficaram presos
ao padrão bi-motor e estas aeronaves já tinham chegado um
ponto, que não mais suportavam aumento de capacidade, apesar das
modificações implementadas. Era preciso aviões mais
capazes, com alcance maior, maior carga de bombas, mais armamento defensivo
e acima de tudo, muito mais velocidade que a dos bombardeiros já
no campo de batalha. Isto tudo requeria o emprego de mais motores nos projetos.
Enquanto a Marinha lidava com o quadrimotor Nakajima G8M Renzan (cuja construção
de aparelhos era impedida pelos ataques aliados e escassez de materiais),
a Kawasaki se deteve num projeto de bombardeiro quadrimotor para o Exército,
designado Ki-91. Os primeiros desenhos datam de maio de 1943, porém
o progresso no projeto foi muito lento. Um primeiro protótipo estava
parcialmente completo em 1945, porém um raide de B-29 em fevereiro
daquele ano destruiu todo o maquinário e gabaritos necessários
para a produção da aeronave, o que levou ao cancelamento do
projeto. Não houve codnome aliado para o Ki.91. O modelo Ki.91 tinha quatro motores Mitsubishi Ha.214 Ru com 2.500HP de potência cada. A envergadura era de 48,00m e o comprimento de 33,00m. Suportava peso máximo
de decolagem de 58.000 Kg; atingia a velocidade máxima de 580Km/h, sem registro do
alcance e teto de 13.600m. A aeronave estava armada com 12 canhões de 20mm e carregava 4.000Kg de explosivos.
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