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Takikawa Ki.94 I
(E.R. Hickel)

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Intercepatador de altitude monoposto Ki.94 I. Em 1943, o Exército japones encomendou à Tachikawa a produção de um interceptador de grande altitude, a qual apresentou um projeto bastante criativo - o projeto I. Tratava-se de uma aeronave de corpo duplo (dupla cauda) com dois motores, um à frente e outro a ré do corpo central e, pela primeira vez no Japão, adotava-se no projeto o trem de pouso triciclo retrátil e cabine pressurizada. Havia porém alguns problemas ainda sem solução como o posicionamento da turbina de exaustão, e o risco ao piloto em caso de escape de emergência. Isto, aliado ao fato dos pilotos japoneses não estarem acostumados com a nova proposta de trem de pouso, levou ao cancelamento do projeto I. Se o projeto I (que não passou de modelos em madeira para testes aerodinâmicos) tivesse evoluído para um protótipo, a vibração da cauda, o resfriamento dos motores e outros detalhes teriam sido problemáticos. Como não entrou em operação, não houve codnome aliado para o Ki.94 I. O modelo Ki.94 I tinha dois motores Mitsubishi Ha.211-Ru com 2.200HP de potência. A envergadura era de 15,00m e o comprimento de 13,05m. Suportava peso máximo de decolagem de 8.800Kg; atingia a velocidade máxima de 780Km/h, com teto de 14.000m. Informação sobre alcance indisponível. A aeronave estava armada com dois canhões de 30mm mais um de 37mm.



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