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Kawasaki Ki.96
(E.R. Hickel)

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Caça pesado e de ataque biposto Ki.96. Com o sucesso do Ki.45 Toryu em serviço no Corpo Aéreo do Exército Japonês, a Kawasaki planejou uma versão mais potente e refinada. A esta aeronave foi dada a designação Ki.96, projetada como caça bimotor pesado biposto, sendo a produção de três protótipos iniciada em agosto de 1942. Pelo final de 1942 o Exército Japonês passou a se interessar pelo conceito de caça pesado bimotor monoposto e ordenou a Kawasaki a adaptar o Ki.96 nestes moldes. O primeiro protótipo ficou pronto em setembro de 1943, com o assento do segunto tripulante removido. Os segundo e terceiro protótipos eram exclusivamente monoposto, com um desenho de cabine melhor. Os protótios excederam as expectativas porém os vacilantes oficiais do Corpo Aéreo não tinham planos estruturados para empregar esta classe de aeronave nos combates. Isto levou a decisão de reverter o tipo para biposto (o que facilitaria o emprego como caça-bombardeiro ou caça noturno), mas ainda assim, sem objetivos definitivos de uso, o projeto foi abandonado. As asas e montagem de leme do Ki.96 foram ainda ressuscitadas e utilizadas no desenvolvimento do caça pesado Ki.102. Como não entrou em operação, não houve codnome aliado para o Ki.96. O modelo Ki.96 tinha dois motores Mitsubishi Ha.211-II com 1.500HP de potência cada. A envergadura era de 15,57m e o comprimento de 11,45m. Suportava peso máximo de decolagem de 6.000Kg; atingia a velocidade máxima de 600Km/h, com alcance de 1.600Km e teto de 11.500m. A aeronave estava armada com dois canhões de 20mm mais um de 37mm.



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