Infra-estruturas da Rede Ferroviária de Alta Velocidade
(Daniel Machado; Pedro Lagos; João Lanzinha)
No presente documento faz-se uma abordagem elucidativa e explicativa de um dos maiores desafios da engenharia no momento, as Redes Ferroviárias de Alta Velocidade. Nesse sentido tenta-se explicar a importância das redes ferroviárias do século XXI no mercado global contemporâneo, na medida em que, facilitam a eficiente mobilidade de pessoas e bens. Deste ponto de vista são condições indispensáveis ao crescimento económico e consideradas de particular importância para a coesão social. Existe uma série de objectivos e prioridades consideradas de extrema importância para a sua concretização destacando-se a reestruturação da competitividade dos transportes ferroviários, o desenvolvimento de novos mercados, a inserção na rede ferroviária transeuropeia, a redução dos tempos e custos de viagem, as condições eficientes de mobilidade e a redução de consumos de energia, congestionamentos, emissões de gases e acidentes. As Infra-estruturas da Rede de Alta Velocidade fazem parte integrante desse desafio, na medida em que, são delineadas, analisadas e dimensionadas de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente, as normas estandardizadas a nível europeu pelos Eurocódigos. Explica-se todo este processo, abordando-se os parâmetros críticos de dimensionamento das redes, os parâmetros gerais das infra-estruturas e as características dos traçados das vias e do material circulante.
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