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O Estado de Sao Paolo
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76% das mortes por atropelamento em SP ocorrem longe das esquinas Nem sempre culpa é do pedestre: em 23% dos casos, carros subiram em canteiros de avenidas ou nas calçadas Dez anos depois da entrada em vigor do Código de Trânsito Brasileiro, 76% dos atropelamentos fatais investigados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em São Paulo no ano passado ocorreram em travessias “ao longo da via”, e não em cruzamentos. Mas, em 26% do total de casos, a culpa não foi do pedestre: automóveis desgovernados invadiram canteiros centrais ou calçadas. Um cruzamento de dados do Ministério da Saúde e da Fundação Seade mostra que a capital teve aumento da curva de atropelamentos fatais entre 2003 e 2005, distanciando-se do resto do País . A taxa de mortes por 100 mil habitantes em 2005, de 5,8, foi maior que a nacional e a do Sudeste, equiparava-se à do Norte e só perdia para as do Sul e Centro-Oeste. O pior é que aqui tem saída de colégio.” O consultor em engenharia de trânsito Horácio Augusto Figueira cobra há anos da Prefeitura um ajuste do tempo de semáforos para pedestres como forma de evitar atropelamentos. O atual, explica, obriga a pessoa a se deslocar à velocidade de 1,2 metro por segundo. Segundo a CET, já houve revisão do tempo de “sinal verde” em 400 pontos com semáforos, além da redução de velocidade em grandes corredores, como a Avenida Rebouças. A empresa diz ter adotado medidas para coibir a imprudência, como a colocação de gradis para impedir a travessia em local sem faixa. A CET promete agir contra situações em que pedestres têm de fazer a travessia de grandes avenidas em duas etapas, parando obrigatoriamente no canteiro. A primeira experiência deve ocorrer na Avenida Paulista, com nova sincronização dos sinais.



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