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Apagão Logístico no Brasil Empresas nacionais vivem "apagão" logístico O Aquecimento da economia faz preço de frete subir 20%; indústrias perdem competitividade com falta de meios de transporte. Custos com logística e transporte equivalem a 13% do PIB O aquecimento da economia já provoca gargalos no setor de transporte e logística do país. Há aumentos superiores a 20% nos custos de fretes rodoviários, filas de meses nas montadoras para a compra de caminhões novos e perda de negócios por falhas na entrega de mercadorias no prazo. Estamos deixando de entregar mercadorias e perdendo competitividade. A mercadoria não chega na hora certa, há atrasos nos embarques e custos adicionais por conta disso. Os preços maiores com logística estão sendo compensados pela desvalorização do dólar, já que 70% do trigo consumido no Brasil é importado. Em vários setores, as expectativas futuras de aumentos de produção e de demanda das empresas não batem com os investimentos previstos pelo país em infra-estrutura, seja em transporte ou em energia. Há sérios empecilhos no país de não poder planejar nada a partir de 2011, 2012 porque não há recursos energéticos suficientes. O próprio governo federal reconhece só ter gasto até agora 3,5% dos recursos previstos para investimentos em infra-estrutura no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Existe um risco iminente de novos gargalos, com uma pressão generalizada por reajuste nos fretes de carga. O Brasil é extremamente dependente do transporte rodoviário, com cerca de 60% de toda a carga transportada movimentada por caminhões (contra 26% nos EUA). Já o transporte ferroviário (a maior parte destinado ao minério de ferro) representa apenas 23% no Brasil 40% nos EUA. A realidade do mercado hoje é de filas de compradores e gargalos na produção. O mesmo se dá no setor agrícola, onde a demanda por tratores e colheitadeiras subiu 29% no primeiro quadrimestre do ano de 2007. Entre janeiro e abril foram licenciados 27.623 caminhões novos, 20% a mais do que em igual período de 2006. A demanda por caminhões semi-pesados chegou a subir 31%.



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