Kawanishi N1K2 
(E.R. Hickel)
  
Caça monoplano monoposto N1K2-J Shinden-Kai. No         final de 1941 a Kawanishi iniciou o desenvolvimento de uma versão         baseada em terra de seu excelente caça hidroavião N1K "Kyofu",         já encomendada pela Marinha Imperial Japonesa. O novo caça         "Shiden-Kai" não obteve sucesso nos primeiros testes, porém,         após a resolução dos problemas iniciais no final de         1943, sua produção em série foi iniciada. A versão         N1K1-J ainda apresentava problemas com o trem de pouso e assim, em 1943,         iniciou-se o projeto do N1K2-J. A aeronave era similiar a anterior porém         totalmente redesenhada. O Kawanishi N1K2-J vôou em 31 de dezembro         de 1943 e demonstrou ser um excelente aparelho, no entanto apenas 415 exemplares         haviam sido construídos até o fim da Guerra. O codnome aliado         para o N1K2-J era "George". O modelo N1K2-J tinha um motor Nakajima Homare 21 com 1.990HP de potência. A envergadura era de 12,00m e o comprimento de 9,34m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.860Kg; atingia a velocidade máxima de 594Km/h, com alcance de  2.390Km e teto de 10.760m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) mais quatro canhões de 20mm. 
 
  
 
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