Mitsubishi J2M
(E.R. Hickel)
Caça monoposto J2M Raiden (raio) de 1942. Embora
tenha sido projetado por uma equipe liderada pelo lendário Jiro Horikoshi,
criador do Zero-Sen, este pequeno interceptador, totalmente diverso, pouco
fez para angariar boa reputação. Esse aparelho rompeu tendências, em parte
por ter sido um interceptador da marinha (até então função do exército)
e, em parte, pela mudança total dos parâmetros dos projetos. Em vez de concentrar-se
na capacidade de efetuar manobras a qualquer preço, o J1M foi projetado
para ser somente veloz e ter ascensão rápida. A capacidade de manobrar e
mesmo o manejo ficaram em segundo plano. As características incomuns do
projeto básico incluíam uma pequena asa de fluxo laminar, equipada com flaps
de combate, um motor aerodinâmico com extensão do eixo das hélices e ventílador
de resfriamento, uma capota bastante rasa e um número surpreendente de partes
moldadas na estrutura de revestimento metálico altamente resistente. Impulsionado
por um motor Kasei, de 1.800 HP, o protótipo Mitsubishi M-20, denominado
Raiden, apresentou grande quantidade de problemas e foi quase reprojetado
para constitução do J2M2, com outro motor, capota mais funda,
exaustão por diversos escapamentos e uma hélice de quatro lâminas. Mesmo
depois disso, o Raiden sofreu empecilhos e desastres sem fim, mas os 155
J2M2 foram entregues, com dois canhões tipo 99, de 20 mm, e duas metralhadoras
de 7,7 mm, sobre a fuselagem. Nesse ponto, a fabricação mudou para o J2M3,
sem as metralhadoras e com dois canhões tipo 99 e dois tipo 99-II, de tiro
rápido, nas asas. O J2M3A levava quatro canhões tipo 99-II. Equipados com
capota bojuda, estes aparelhos tornaram-se os modelos J2M6 e 6A. Umas poucas
versões de J2M4 para grandes altitudes, equipadas com motor turbo, foram
construídas, levando seis canhões, sendo os dois adicionais colocados sobre
a capota da fuselagem. O melhor de todos os aparelhos foi o J2M5, com apenas
dois canhões (nas asas), porém com motor muito melhor. Ele provou ser terrível
frente as B 29. Depois do dia da vitória contra o Japão, quando somente
480 de todos os modelos haviam sido construídos pela Mitsubishi (a produção
planejada de um mês!), os Aliados admiraram o seu desempenho e capacidade
de efetuar manobras. O codnome aliado para o J2M era "Jack". O modelo J2M3 tinha um motor Mitsubishi Kasei 23-Ko com 1.800HP de potência cada. A envergadura era de 10,80m e o comprimento de 9,94m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.435Kg; atingia a velocidade máxima de 580Km/h, com alcance de
1.800Km e teto de 11.700m. A aeronave estava armada com quatro canhões de 20mm.
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