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Kyushu J7W
(E.R. Hickel)

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Caça interceptador monoposto J7W1 Shinden. Baseado em estudos pré-existentes, o Shinden foi projetado pelo departamento técnico da Yokosuka, no início de 1943. O desenho "Canard", com motor e hélice impulsores, foi aprovado pelo grupo de engenheiros do Corpo Aéreo da Marinha Imperial depois de testado em três planadores (designados MXY6), construídos pela Chigasaki Manufacturing Company em 1943. Primeiramente o projeto recebeu a designação X-18, logo em seguida alterada para J7W1 com o nome Shinden. O Corpo Aéreo da Marinha Imperial ficou tão impressionado com o projeto, que encomendou sua produção antes mesmo do primeiro protótipo estar concluído. o contrato de produção foi repassado para a Kyushu Hikoki K.K. e a construção de dois outros protótipos iniciou-se em 4 de junho de 1944 na fábrica Zasshonokuma. O primeiro protótipo alçou vôo em 3 de agosto de 1945, na base aérea de Mushiroda da Marinha Imperial, a nordeste de Kyushu. Os testes iniciais foram bem sucedidos e apenas alguns pequenos ajustes se fizeram necessários, como a instalação de duas pequenas rodas de bequilha sob os lemes, para evitar que as pontas da hélice tocassem o solo na decolagem e no pouso. Nesta época, tanto a fábrica Zasshonokuma da Kyushu como a Handa da Nakajima já estavam aparelhadas para iniciar a produção, estimada em 150 aparelhos por mês. Não obstante, o segundo protótipo jamais vôou, pois a capitulação encerrou o desenvolvimento de aeronaves de combate no Japão. Como não entrou em operação, não houve codnome aliado para o J7W1. O modelo J7W1 tinha um motor Mitsubishi Ha.43-42 com 2.130HP de potência cada. A envergadura era de 11,10m e o comprimento de 9,25m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.950Kg; atingia a velocidade máxima de 750Km/h, com teto de 11.850m. Informação sobre alcance indisponível. A aeronave estava armada com quatro canhões de 30mm e podia carregar até 60Kg de explosivos.



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