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Kokusai Ta-Go
(E.R. Hickel)

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Aeronave suicida monoposto Ta-Go. Esforço final da "psicologia da lança de bambu" (Ta de "takeyari" - lança de bambu). Assim como a Nakajima com o Ki.115 "Tsurugi", a Nihon Kokusai Koku e a Tachikawa desenvolveram seus Ta-Go, em fevereiro de 1945, como aeronaves de ataque especiais para serem empregadas na eminente batalha decisiva contra a invasão do solo japonês pelas forças americanas. Porém, comparados ao Ki.115, o Ta-Go da Kokusai tinha um décimo da potência no motor, enquanto que o Ta-Go da Tachikawa tinha metade da potência do Ki.115. Ambas as aeronaves tinham estrutura em madeira, o que as tornava extremamente simples e rápidas de serem fabricadas. Porém, é difícil imaginar como aeronaves tão lentas e frágeis ultrapassariam as defesas antiaéreas americanas para atingir seus alvos, quais alvos seriam visados e qual a extensão dos danos que provocariam. As asas eram dobráveis para que os aparelhos pudessem ser escondidos em túneis e cavernas e pudessem levartar vôo destas posições. As aeronaves não chegaram a operar em combate, estando a Nihon Kokusai a meio caminho da produção em massa e a Tachikawa com seu primeiro protótipo destruído por um bombardeio quando do fim da Guerra. O Ta-Go da Tachikawa tinha motor Ha 13Ko de 510 HP e carregava uma carga de 500 Kg de explosivos. Não houve codnome aliado para o Ta-Go. O Ta-Go tinha um motor Ha-47 Hatsukase com 110 HP de potência. A envergadura era de 8,80m e o comprimento de 7,40m. Suportava peso máximo de decolagem de 585Kg; atingia a velocidade máxima de 195Km/h, com alcance de 150Km e teto de 4.600m. A aeronave transportava uma carga de 100Kg de explosivos.



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