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Introdução ao Sistema de Transporte no Brasil: Aduaneiras, 2000.
(RODRIGUES; Paulo Roberto Ambrosio)

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História doTransporte Ferroviário no Brasil Percebendo que o futuro dos países continentais passava pelas estradas de ferro, o gênio empreendedor Irineu Evangelista de Souza – Barão de Mauá – implantou em 1854 a primeira ferrovia do Brasil – a Estrada de Ferro Mauá, com 15 km de extensão, ligando a praia de estrela a Petrópolis. A partir desta obra pioneira, outras começaram a ser construídas no país. Aproximadamente entre 1870 e 1930, as ferrovias desempenharam um papel muito decisivo no escoamento de produtos agrícolas – sobretudo o café – do interior para os portos, articulando-se logisticamente com a navegação de longo curso. Os investimentos eram privados e independentes entre si, sendo implantadas bitolas diferentes, não interligando os sistemas ferroviários regionais. Pelo fato de coexistirem bitolas de 1,00m, 1,35m e 1,60m, impossibilitando o estabelecimento de fluxos integrados para o escoamento de cargas via ferroviária, a partir de então a malha ferroviária brasileira teve diversos de seus trechos desmobilizados para dar origem ao leito de rodovias. Com o inicio das privatizações da malha ferroviária em julho/ 1996, este cenário começou lentamente a ser modificado, com a injeção de investimentos privados na recuperação do sucateado parque de material rodante existente e na busca de soluções alternativas para a transferência entre diferentes bitolas e interfaces rodo-ferroviário, como por exemplo, o rodo-trilho, ou seja, um equipamento bi modal misto, dotado de trucks rodoviário e ferroviário, capaz de sair da linha férrea, passando a transitar pelas rodovias, ou ainda por diferentes bitolas. Características do transporte Ferroviário Apesar de ter um custo fixo de implantação e manutenção elevado, o transporte ferroviário apresenta grande eficiência energética. Contudo pressupõe a existência de trilhos, nem sempre sendo possível atingir até onde desejamos. Por suas características operacionais, só oferece vantagens quando há grande quantidade de carga a ser transportada a longas distâncias. A distancia e a densidade do trafego são fatores determinantes para viabilização da ferrovia sendo economicamente viável acima de 500 km e com grandes volumes de cargas. Outro ponto a ser considerado é que na maioria das vezes, o tempo de viagem é irregular, em decorrência das demora das para a formação da composição, pardas no percurso, transferências de bitolas, congestionamento de linhas, etc. A conjugação destes fatores, aliada a uma visão imediatista, determinou o desmonte de inúmeros trechos e a sucatização de outros para a construção de rodovias ao longo de seus leitos. Malha Ferroviária Brasileira Além das ferrovias implantadas pela iniciativa privada, no decurso do processo de privatizações adotado no país, há também os serviços ferroviários prestados pela rede federal – RFFSA, totalizando um total de 22.000km.



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