Processo de Liderança
(Edgar Marques)
O Processo de Liderança
Muitos livros se têm escrito sobre a condução do trabalho nas empresas, concretamente, sobre os termos liderar , chefiar e gerir . Confesso que a confusão é generalizada, fundamentalmente, quanto ao conceito de líder ou liderança, havendo ainda hoje tantas definições de líder como tantos os autores que a definem.O termo líder é uma palavra aportuguesada do inglês "leader", o qual significa “aquele que guia ou que conduz”, e que no campo da psicossociologia, liderança é definida como um processo de influenciação social ao nível dos grupos.Deve-se a Max Weber, um significativo avanço na sua clarificação com a introdução dos termos de “legitimidade”, “poder” e “autoridade”. Segundo Weber, “autoridade” mais não é do que o “poder legítimo”, isto é, o poder exercido e aceite por aqueles sobre os quais ele é exercido. Deste modo, o “poder” poderá ou não ser exercido com “autoridade” (autoridade legítima), conforme seja ou não aceite pelos seguidores.E quanto ao termo chefe? Será que um líder é um chefe? Sem dúvida que um líder é sempre um chefe, mas atenção, um chefe pode não ser um líder. A chefia existe em organizações constituídas por papéis hierarquizados, em que é dado a alguns, o poder de conduzir e controlar o comportamento dos que lhes estão subordinados. Daqui que chefiar decorre dum verdadeiro poder nominal, enquanto que liderar vai muito além do mero poder nominal.Recordando Max Weber, este admite três tipos de autoridade: a legal, a tradicional e a carismática, o que, no dizer de Helmuth Kruger “ ... a chefia se alimenta sobretudo da primeira, um pouco da segunda e nada da terceira, mas a liderança, de todas elas”. Em resumo dir-se-á que um chefe é um mandatado e um líder é ele próprio.Por último, o que dizer sobre gestão ou gerir? Se para alguns liderança é apenas um conceito mais abrangente do que gestão, para outros não passa dum aspecto particular de gestão, em que esta está ligada às tarefas de organização, métodos, planeamento e controlo, e a liderança aos aspectos ligados às relações com as pessoas, Segundo Mintzberg, o líder terá um papel de natureza interpessoal directa, como sejam, o recrutamento e selecção, a formação e o treino, mas também de natureza indirecta, tal como a motivação do pessoal. Permitam-me discordar destas últimas definições, visto que liderança não é a mera gestão técnica de pessoas, conceito que também se pode aplicar à chefia. Liderar é mais uma forma de ser e de estar na gestão e na chefia. Quanto a estes dois últimos conceitos (chefia e gestão), poderemos afirmar que um chefe tem que gerir e um gestor tem que chefiar, mas não necessariamente dentro dum processo de liderança, porque para tal, depende, primeiro do que tudo, de quem chefia e de quem gere. Se um chefe/gestor for um verdadeiro líder, no sentido estrito da palavra, tanto melhor para a prossecução dos objectivos da organização.No ponto a que chegámos, parece estarmos em condições de aplicar uma definição prática de liderança. Assim: Liderança é um processo de condução de uma equipa ou de uma organização, através da motivação de todos os colaboradores, cujo objectivo último e a forma de o atingir é por estes plenamente seguido e aceite, utilizando como comportamentos privilegiados, o saber comunicar, o saber ouvir, o saber influenciar, o “savoir-être” e o “savoir-faire”.
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