O TRANSE QUÍMICO E A FENOMENOLOGIA PARANORMAL
(HERBERT GONÇALVES ESPUNY)
TRANSE QUÍMICO E A FENOMENOLOGIA PARANORMAL
O homem primitivo, além da caça, tirava sua alimentação das plantas. Experimentava sua utilidade ou nocividade e conhecia seus efeitos empiricamente. Essas experiências levaram os homens a conhecerem os efeitos alucinógenos de determinadas plantas. Não é difícil o primitivo ter descrito como real algo que não passou de uma experiência alucinógena, dado o caráter fantástico que elas podem induzir. EXEMPLOS:
SOMA: dos povos do tronco indo-europeu, oriundos dos Urais e Mar Cáspio.
COCAÍNA: dos povos orientais.
MACONHA E CANHAMINA: dos planaltos e desertos arábicos.
VINHO E CERVEJA: dos povos mediterrâneos.
COGUMELOS SAGRADOS: dos povos nórdicos e da Rússia siberiana.
PEYOLT e MESCAL: dos povos Maya e Azteca ( versões modernas: psilobicina, mescalina e ácido lisérgico).
YAGEINA: índios amazônicos e incas andinos.
Em relação à paranormalidade, experimentos foram inconclusivos. Enrique N. Pauli resume bem esta questão: "...poderíamos dizer que tendo presente o funcionamento do cérebro e da psi, a droga que se necessita para liberar sua atividade deveria reunir estas condições mínimas: por uma parte, que iniba os processos mentais conscientes, mantendo o conhecimento racional; que bloqueie as sensações e excite aquelas partes do córtex que estão em relação imediata com a função psi. Chegaremos, algum dia, a conhecer tal droga? ". As drogas e a paranormalidade parecem ser meio incompatíveis, pelo menos, no que consiste na estimulação das primeiras em relação à segunda. As drogas parecem reproduzir de forma agigantada o que o indivíduo possui em seu psiquismo. Como a PES normalmente se manifesta com um "abaixamento" da consciência do agente, percebe-se aí a incompatibilidade, pois os "efeitos" percebidos através das drogas não passariam de fragmentos de experiências do indivíduo, armazenadas em seu psiquismo e não de informações extra-sensoriais.
A seguir, alguns pesquisadores e suas conclusões:
* HUMPHREY OSMOND, DUNCAN BLEWETT E ABRAHAN: Testaram indivíduos sob o efeito de LSD e consideraram os efeitos positivos.
*R.MASTERS E JEAN HOUSTON: Testes de laboratório não apresentaram resultados satisfatórios com LSD.
*DR. KARLIS OSIS (AMERICAN SOCIETY FOR PSYCHICAL RESEARCH) : Desenvolveu experimentos com LSD e considerou os resultados negativos.
*ENRIQUE N. PAULI (Argentina): Experiências com jovens habituados com a maconha, sem resultados positivos.
*MARTI-IBAÑEZ, VASILIEV E PUHARIC (este último, pesquisador do Uri Geller): Afirmam ter obtido êxito com a Mescalina e a Muscarina.
*DR. RAUL HERNANDEZ PEÓN (INSTITUTO DE INVESTIGAÇÕES CEREBRAIS DO MÉXICO): Concluiu que nenhuma droga pode favorecer a atividade paranormal.
*DR. H.H.PRICE (OXFORD UNIVERSITY): Desenvolveu pesquisas com a Mescalina. Não chegou a nenhuma conclusão.
Artigo originalmente publicado emhttp://hgespuny.sites.uol.com.br/bluesquare/transquim.htm,autor: HERBERT GONÇALVES ESPUNY
Resumos Relacionados
- Fatores Que Influenciam Nos Efeitos Das Drogas
- Cientistas Concluem Que Cocaina Altera Genoma
- CÁlculos EstatÍsticos Para Experimentos Com Cartas Zenner
- As Drogas
- Personalidade Paranormal
|
|