A evolução historica de marketing
(ana)
O marketing vem evoluindo desde os primórdios do homem. No princípio da existência humana na terra, na sociedade primitiva, cada núcleo social (famílias ou pequenos grupos de pessoas) eram responsáveis pelo fornecimento de tudo que era necessário para a sua sobrevivência. Na época as necessidades e desejos dos indivíduos eram poucos e os produtos destinados a satisfazer esses desejos e necessidades eram acessíveis a qualquer indivíduo, sendo sua posse decidida muitas vezes pela força física. Com o crescimento da população alguns recursos tornaram-se escassos, havia dificuldade de comunicação sendo os produtos, apresentados e avaliados através do contato direto entre os produtos e os compradores - processos: os de trocas e permuta. No século XIX, o pensamento empresarial era dominado por considerações financeiras e de produção. As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido. Ninguém se preocupava em atender aos desejos e anseios particulares do mercado, pois naquela época o padrão de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o Marketing chegava a ser considerado como uma atividade isolada. Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento dela decorrente, o Marketing começa a adquirir grandes dimensões. Inicia-se a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização, onde as pessoas se tornaram bem informadas, exigentes e com um poder maior de escolha das marcas e fornecedores. Em nível mundial, este panorama tornou-se considerável pela abertura das fronteiras à concorrência de produtos vindos do exterior. Como conseqüência, as práticas mercadológicas também se modificaram acompanhando o processo de mudança. No início do século XX verificou-se uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado, necessitando conhecer melhor os anseios, interesses e necessidades concretas dos consumidores para produzir aquilo que realmente eles desejassem. Diante desse fato, as empresas criaram departamentos de propaganda, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de mercado, ocorrendo uma maior produção e ampliação dos negócios. Durante a 2a Guerra Mundial nada foi leito em relação ao Marketing, entretanto, o período pós-guerra contribuiu pelo ir to das estratégias de guerra terem ampla aplicação no campo mercadológico. Ocorreu uma queda dos padrões de consumo e perda do poder aquisitivo da população, as propagandas passaram a fazer uso dos apelos psicológicos e as práticas mercadológicas tornaram-se mais fortes. A partir de 1950 até os dias atuais constata-se o uso de forma racional das técnicas de venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e pesquisa de mercado. O Marketing começa a ser utilizado como um poderoso diferencial entre empresas que buscam o sucesso na satisfação dos seus clientes e prospects. O marketing vem evoluindo desde os primórdios do homem. No princípio da existência humana na terra, na sociedade primitiva, cada núcleo social (famílias ou pequenos grupos de pessoas) eram responsáveis pelo fornecimento de tudo que era necessário para a sua sobrevivência. Na época as necessidades e desejos dos indivíduos eram poucos e os produtos destinados a satisfazer esses desejos e necessidades eram acessíveis a qualquer indivíduo, sendo sua posse decidida muitas vezes pela força física.
Com o crescimento da população alguns recursos tornaram-se escassos, havia dificuldade de comunicação sendo os produtos, apresentados e avaliados através do contato direto entre os produtos e os compradores - processos: os de trocas e permuta.
No século XIX, o pensamento empresarial era dominado por considerações financeiras e de produção. As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido. Ninguém se preocupava em atender aos desejos e anseios particulares
do mercado, pois naquela época o padrão de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o Marketing chegava a ser considerado como uma atividade isolada.
Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento dela decorrente, o Marketing começa a adquirir grandes dimensões. Inicia-se a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização, onde as pessoas se tornaram bem informadas, exigentes e com um poder maior de escolha das marcas e fornecedores.
Em nível mundial, este panorama tornou-se considerável pela abertura das fronteiras à concorrência de produtos vindos do exterior. Como conseqüência, as práticas mercadológicas também se modificaram acompanhando o processo de mudança.
No início do século XX verificou-se uma compreensão mais perfeita e profunda do que realmente interessava ao mercado, necessitando conhecer melhor os anseios, interesses e necessidades concretas dos consumidores para produzir aquilo que realmente eles desejassem. Diante desse fato, as empresas criaram departamentos de propaganda, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e de mercado, ocorrendo uma maior produção e ampliação dos negócios.
Durante a 2a Guerra Mundial nada foi leito em relação ao Marketing, entretanto, o período pós-guerra contribuiu pelo ir to das estratégias de guerra terem ampla aplicação no campo mercadológico. Ocorreu uma queda dos padrões de consumo e perda do poder aquisitivo da população, as propagandas passaram a fazer uso dos apelos psicológicos e as práticas mercadológicas tornaram-se mais fortes.
A partir de 1950 até os dias atuais constata-se o uso de forma racional das técnicas de venda pessoal, propaganda, promoção de vendas e pesquisa de mercado. O
Marketing começa a ser utilizado como um poderoso diferencial entre empresas que buscam o sucesso na satisfação dos seus clientes e prospects.Escreva o seu resumo aqui.
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