Analise e organizaçao de marketing
(ana)
afetar seriamente o Marketing.
Administrar convenientemente a ação da concorrência é um dos grandes desafios ambientais. A organização deve fazer mais do que simplesmente adaptar-se às necessidades dos consumidores-alvos, ela deve se adaptar às estratégias dos concorrentes que estão servindo aos mesmos consumidores-alvos. A organização deve conseguir vantagens estratégicas posicionando suas ofertas de maneira incisiva na mente dos consumidores, contrapondo-se às ofertas dos concorrentes. Porém nenhuma estratégia de Marketing é adequada para todas as organizações, cada empresa deve levar em consideração seu próprio tamanho e sua posição em relação a seus concorrentes.
Os intermediários do marketing ajudam a companhia a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Incluem revendedores, firmas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros.
A empresa precisa estudar seus clientes de perto. Cada tipo de mercado tem característica especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor.
O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos.
A empresa pode preparar planos de marketing para seus públicos principais e também para seus mercados clientes. Por exemplo, quando uma empresa deseja uma resposta específica de um público particular, como boa vontade, comentários favoráveis ou doações em forma de tempo ou dinheiro, deve planejar uma oferta suficientemente atraente para produzir a resposta desejada desse público.
A partir da análise do microambiente, a organização poderá distinguir as competências necessárias, traçar estratégias inovadoras e propor objetivos claro para que a oriente na busca de oportunidades mercadológicas.
A ação do macroambiente sobre a organização pode se tornar dramática se a mesma não possuir mecanismos de defesa ou de adaptação. As organizações devem possuir uma visão de fora para dentro de seus negócios, reconhecendo que o ambiente de Marketing esta constantemente em mudança, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças.
Conforme KOTLER (l995: 49). O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo microambiente - forças demográficas, econômicas, tecnológicas, naturais, políticas e culturais.
q ambiente demográfico é uma importante força ambiental, visto que compreende a população e suas tendências de distribuição, composição, regionalidade e diversidade étnica e racial.
q ambiente econômico é possivelmente a força mais volátil a afetar os negócios. Embora o seu impacto possa ser dramático, sobre ele não é possível exercer controle, a organização deve antecipar-se aos fatos, exercendo previsões econômicas coerentes.
As mudanças tecnológicas decorrentes das inovações freqüentes podem tornar produtos ou processos de fabricação obsoletos, entretanto, os recursos tecnológicos podem constituir-se numa poderosa vantagem competitiva no mercado atual.
KOTLER (1995,52). Afirma que o ambiente natural inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como insumos ou que são afetados pelas atividades de marketing. As preocupações ambientais cresceram muito nas duas últimas décadas. Alguns analistas de tendências os anos 90 como a "Década da Terra" e declararam que o ambiente natural é assunto mundial de maior importância tanto para as empresas tanto como para o público.
As decisões de Marketing são fortemente afetadas por desenvolvimentos no ambiente político e legal. Este ambiente é composto de leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e restringem as ações das empresas. O ambiente político é um grande limitador as organizações e indivíduos.
q ambiente cultural mostra tendências cm longo prazo na direção de uma sociedade centrada no "nós", mostra a diminuição da lealdade da população em relação às organizações e também a necessidade da administração de Marketing em apontar mudanças culturais que viabilizam identificar novas oportunidades.
As incertezas e as constantes mudanças do ambiente de Marketing afetam profundamente as organizações, em vez de mudar de forma lenta e previsível, o ambiente pode produzir grande surpresa e choque. Portanto a Administração de Marketing deve estar permanentemente orientada para monitorar o meio ambiente com o objetivo de descobrir novas oportunidades, desenvolver vantagens competitivas e auxiliar o crescimento organizacional.
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