segmentação dos mercados consumidores
(ana)
A segmentação é o carro-chefe que pode levar a uma estratégia integrada, com produtos ;s sendo oferecidos por canais práticos e lucrativos
A segmentação não poderá ocorrer, contudo, se o sistema de informação sobre clientes não estiver bem azeitada. O atendimento ao cliente também pode ser aperfeiçoado com um novo de informação que detecte e resolva problemas comuns.
Devido ao fato de os compradores terem necessidades e desejos próprios, cada um se constitui em um mercado separado em potencial Para segmentar um mercado não existe uma única maneira. Os profissionais de Marketing devem experimentar diferentes
variáveis de segmentação, isoladas e combinadas, para encontrar a melhor maneira de visualizar a estrutura do mercado.
As principais variáveis de segmentação são: geográficas, demográficas, psicográficas e comportarmentais.
A segmentação geográfica propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes como países, estados, regiões, cidades ou bairros. A organização pode decidir operar em uma ou algumas áreas geográficas ou operar em todas, mas deve ficar atenta às variações locais em termos de necessidades e preferências geográficas.
Na segmentação demográfica, o mercado é dividido em grupos baseados em variáveis como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça ou classe social. As variáveis demográficas são as bases mais comuns para distinguir grupos de consumidores. Os desejos, preferências e taxas de uso dos consumidores estão, freqüentemente, associados às variáveis demográficas.
Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos em grupos diferentes, baseados no estilo de vida e/ou personalidade. O estilo de vida refere-se às características ou à maneira de viver de uma sociedade ou de um segmento em sentido restrito. As diferenças individuais decorrentes de traços de personalidade expressam-se de formas variadas, na compra de produtos e de marcas.
A segmentação comportarmental é caracterizada por compradores divididos em grupos, tomando-se como base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta para um produto. Muitos profissionais de Marketing acreditam que as variáveis comportamentais são o melhor ponto de partida para se definir segmentos de mercado.
A segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa, pode ser caracterizada como uma ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou compostos de Marketing separados.
Portanto, nos mercados cada vez mais fragmentados, os profissionais de Marketing devem adotar métodos para identificar os melhores segmentos de mercado.
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