Aprenda com prazer
(Dimas Gabriel)
A aprendizagem funciona como uma gangorra, através de um desequilíbrio se cria uma dificuldade e este empecilho leva o homem a procurar uma estabilidade, só que novamente esta gangorra desequilibra possibilitando assim o a criação de novas perguntas e a tentativa constante de achar respostas. Essa procura insaciável pelo equilíbrio do ser humano gera a busca por novas experiências que vão co-existir no tempo-espaço, gerando uma interdependência entre desenvolvimento e aprendizagem, não podendo definir qual ocorre primeiro e sim estudando a forma de acontecimento no mesmo espaço de tempo. A relação aprendizagem-desenvolvimento torna-se assim um processo dinâmico, não linear e desequilibrado e diferenciado, quanto às características processuais, para cada indivíduo. Enquanto escrevo me sinto nessa gangorra, sempre procurando atingir o equilíbrio que quando chega, não dura muito tempo.
Resumos Relacionados
- Jean Piaget: O Desenvolvimento Da InteligÊncia
- Psicologia Da Educação
- A Importância Do Lúdico Em Psicopedagogia
- DecadÊncia Social
- O Papel Na NoÇÃo Do EquilÍbrio
|
|