Dos Filhos Deste Solo
(Rubem Gomes de Almeida)
"Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil". Este é um dos trechos mais importantes do Hino Nacional Brasileiro. Tanto que aparece nas duas partes. No entanto cabe a pergunta: Se São Paulo é Brasil, por que não está sendo mãe gentil dos filhos deste solo, da pátria amada? São Paulo vem adotando filhos que terminarão por destruí-la, se não houver uma mudança no rumo dos acontecimentos, pois é óbvio que os filhos adotivos ao verem que ela não tem amor, sequer, pelos filhos naturais, (que agüentam calados a sua má-vontade, a sua indiferença, o seu desprezo) tomarão providências fundamentadas no desamor e no desrespeito. Se São Paulo lesse a Bíblia e estudasse História Geral, veria exemplos que se sucedem há milênios e não repetiria os erros, caso tivesse prudência e sabedoria, mas este não é o assunto em questão e sim, os filhos deste solo.
São Paulo é uma metrópole temporã que sempre invejou suas antecessoras bronzeadas que tiveram, além das belezas naturais, o privilégio de serem Capitais da Federação, valendo acrescentar que ela está se mostrando excessivamente vaidosa, egoísta, provando que cresceu com exagero de liberdade e gentileza por parte da mãe, por isso se comporta como um molusco descerebrado para com os filhos deste solo, exibindo imaturidade para capitanear o país e, inclusive, tentar ser referência para outras cidades do mundo. São Paulo é uma cidade que se orgulha de ter um P.I.B. maior que o dos "pueblos hermanos", mas é uma das mais mesquinhas do mundo. Voltando ao quesito inveja, será que Nova York, Londres, Paris, Londres, Estocolomo, Copenhague, aniquilariam seus serviços de proteção social, com fins puramente estéticos, assimilados do nazismo, encaminhando pessoas para locais de onde saíram por falta de condições de sobrevivência? São Paulo não está se comportando como parte do corpo de uma mãe gentil, mas como um órgão doente que necessita de tratamento imediato.
Quem observou os clientes da Rede de Proteção Social verá que, na cidade mais rica do país, pessoas estão adoecendo e morrendo mal-nutridas e assistidas. Serão cobaias? É preciso calcular o baixo percentual de homens e mulheres que obtiveram resgate da cidadania, paralelo ao alto número de pessoas que não eram, mas se tornaram dependentes de drogas lícitas ou ilícitas e desenvolveram distúrbios mentais sob a (des) proteção do Estado. Se o serviço não funciona a contento, a solução não é extingui-lo. Principalmente por que ele é necessário. Se o quadro é de calamidade pública, que seja solicitada intervenção Federal. Pobres e migrantes sempre haverá. Será que se está cogitando também a construção de um muro separando brasileiros de brasileiros? Um muro assim foi chamado de Muro da Vergonha não faz muito tempo. Felizmente caiu. E vergonha é o que se pode chamar de um política separatista, excludente, especialmente quando originada em uma região onde a normalidade é a superabundância não encontrada na maior parte do planeta. São Paulo precisa de cuidados. Parece que perdeu a memória. Vive crise de identidade. Esqueceu suas origens, suas raízes. São Paulo precisa olhar para si mesma e reconhecer que, também, dos filhos deste solo é e precisa ser mãe gentil. Que também é mãe dos filhos da Pátria Amada. Que da mesma forma que Salvador, Rio de Janeiro, enfim, todas as capitais, também é mãe dos filhos do Brasil.
Resumos Relacionados
- A Arte Da Politicagem
- A Criação Da Cidade De São Paulo
- Filhos Melhores Para O Planeta?
- Medo Que Alguma Coisa Horrivel Aconteca Com Seu Filho
- O Hino Nacional Brasileiro Em Verso Simples
|
|