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Técnicas de Direção
(Paulo Ricardo Alano Vargas)

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A OBRIGATORIEDADE DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA

Na posição correta o cinto passa na metade da distancia entre a extremidade do ombro e o pescoço atravessando diagonalmente o tórax, enquanto a parte inferior adere a nossa bacia. Podem ser do tipo retrátil, que permite pequenos movimentos no interior do veiculo e a qualquer movimento brusco trava instantaneamente, ou fixo não retrátil que não permite movimentos. Devem ser limpos regularmente e substituído no caso de impacto.
O cinto de segurança do tipo retrátil de três pontos, segundo estatística, evita em torno de 57% dos acidentes com vitimas. A grande vantagem dos cintos é o fato de desacelerarem o corpo no interior do veiculo. O cinto facilita em caso de incêndio ou afogamento, pois o automóvel leva em torno de 180 segundos para afundar e 60 segundos para pegar fogo, tempo suficiente para o condutor deixar o veiculo quando esta consciente. Quando o motorista alega possuir medo de ficar preso às ferragens explicamos que o uso do cinto aumenta em 50% a chance de sobrevivência, pois devido ao impacto o condutor que não utiliza o cinto provavelmente estará desacordado aumentando a chance de um acidente mais grave. Os cintos foram planejados e desenvolvidos para distribuir o impacto por todo o corpo dando maior resistência ao indivíduo e não devem ser colocados torcidos e nem mesmo utilizados com o banco reclinado (deitado), pois não foram projetados para esta posição.

IMPORTANTE: conforme a estatura do condutor o cinto pode apresentar algum desconforto, podendo roçar-lhe no pescoço, este problema pode ser resolvido com um regulador de altura, acessório que alguns automóveis possuem original de fabrica.
É função do nosso condutor preservar sua integridade física e de seus passageiros, por isto, sempre utilizando e exigindo o uso do cinto pelos ocupantes do automóvel. Casos de acidentes, com os passageiros dos bancos traseiros não utilizando cinto de segurança constituem um risco grave para os passageiros dos lugares dianteiros. Um bebe de 5,5 kg no interior de um veículo que trafega a 40 km/h, no momento do impacto, alcança o peso de 110 kg. Grande parte dos acidentes ocorre próximo a residência do condutor e a baixa velocidade, ou seja com o veículo rodando a 40 km/h e este fator torna o uso do cinto obrigatório. Ricardo Alan



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