Bristol Beaufighter
(E.R. Hickel)
Caça pesado bimotor biposto Beaufighter Mk VIF de 1940. O Beaufighter foi um dos vários projetos de caça pesado de longo alcance em desenvolvimento na Inglaterra, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Na verdade constituía-se numa transformação do bombardeiro médio Beaufort, e, por utilizar várias peças deste último, podia ser posto em produção rapidamente. Esta vantagem favoreceu sua escolha pelo Ministério do Ar inglês e assim, a nova aeronave, designada Beuafighter, voôu cerca de um mês antes do conflito. Trezentos exemplares foram prontamente encomendados, sendo alguns empregados como caça noturno (MK.IF) graças a instalação do radar Al Mk.IV. A aeronave também foi utilizada na patrulha naval pelo Comando Costeiro. A partir do início de 1942, com os novos e mais potentes motores Bristol Hercules, surgiu a versão Beaufighter Mk.VI, de maior alcance e versatilidade de instalação de armamento. Uma das versões mais bem sucedidas foi a TF Mk.X, empregada especificamente para atacar navios com torpedos. O Beaufighter serviu em todas as frentes e foi temido tanto por alemães como por japoneses, que o apelidaram "Morte Sussurante". Permaneceu em serviço, equipando o Comando Costeiro e a RAAF até 1960. O modelo Mk.VIF tinha dois motores Bristol Hercules XVI com 1.650HP de potência cada. A envergadura era de 17,65m e o comprimento de 12,70m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.880Kg; atingia a velocidade máxima de 530Km/h, com alcance de 2.375Km e teto de 8.100m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) mais quatro canhões de 20mm.
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